A metalinguagem em Sangue Bom

Metalinguagem para simplificar é quando um produto fala dele mesmo. No nosso caso é novela falando de novela. Em Tititi, Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari já faziam muito isso. O remake que era ótimo ainda contou com mais esse elemento. Quem assistiu à novela não se esquece da cena engraçadíssima em que a personagem Jaqueline manda sua empregada calar a boca dizendo que ali não era uma novela do Manoel Carlos. Houve várias referencias a outras novelas dentro de Tititi. Até mesmo Chiquititas, que era de outro canal, citaram por lá. Em Sangue bom esse recurso também é usado, até com mais força.

Damaris adepta de uma nova religião agora quer salvar a tudo e a todos. A última é que ela foi praticar a cura gay em uma boate e no meio de tudo disse que não admitiria beijo gay, pois, ali não era um seriado americano, mas sim uma novela da família brasileira. Além de metalinguagem foi uma crítica ao extremismo religioso e ao preconceito, mas tudo feito de uma forma muito leve e divertida.

Há algum tempo teve a participação do Dennis carvalho, diretor da novela, sendo ofendido pela Bárbara Ellen. E o mais interessante dos exemplos é a personagem Tina dando uma de Nina de Avenida Brasil. A Bárbara seria a Carminha. A nova Nina agrada a patroa na frente dela como a outra fazia, mas apronta todas pelas costas. Tudo isso com direito a usar um uniforme igual aos usados lá na mansão do Tufão e com direito também à mesma trilha sonora, mas tudo feito dentro do clima de comédia da trama.

Como poucas novelas usam esse recurso, Sangue Bom, que é uma trama mediana, torna-se mais interessante, mais atraente com esse diferencial. E o melhor de tudo é que a metalinguagem na novela não é usada de qualquer forma, os autores sabem usar com inteligência fazendo com que as situações fiquem muito naturais. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários :

  1. Adorei o texto Gilmar! Eu que não assisto Sangue Bom fique até com vontade de dar uma espiada..rs Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  2. Sangue Bom é uma novela leve divertida que dá gosto assistir, assim como Tititi, não perco um capítulo...

    ResponderExcluir
  3. A novela até que começou bem, mas parece que aos poucos está perdendo o "pique".

    ResponderExcluir

.