GLOBO persiste no erro com MALHAÇÃO

Vai começar mais uma temporada de Malhação e mais uma vez a Globo persistirá no erro. Há algum tempo quando se iniciava uma nova temporada da atração a emissora, sabiamente, mantinha parte do cenário e parte do elenco da anterior. Mas mudaram de tática e mudaram errado. Há umas três ou quatro temporadas a emissora simplesmente joga por terra tudo que foi feito na temporada anterior e inicia a nova do zero.

Coincidência ou não, depois que adotaram essa tática a audiência vem caindo. Tudo muito simples de entender: Sem nenhum elemento, sem nenhum elo da temporada anterior os telespectadores demoram um tempo para se envolver com o novo ambiente, os novos personagens, o que faz com que a audiência só melhore quando está faltando uns três ou quatro meses para a temporada acabar, ou seja, quando já entraram na onda da história e quando também ela está perto de terminar.

A emissora ao invés de analisar esse fator anda fazendo umas coisas esquisitas para tentar resolver o problema da baixa audiência no início das temporadas. Em uma delas trocou o tema. O personagem tinha poderes sobrenaturais e os perdeu do nada, nessa ainda teve uma mocinha que surtou e virou vilã do dia para a noite. Nesta que acabou sexta trocaram o protagonista, o rapaz pagou o pato por uma coisa que não era culpa dele. Até o colégio, cenário tradicional de Malhação, não tem mais paradeiro. Vai e volta e quando volta, volta com um nome diferente do anterior.

Vamos ver o que vai ser dessa nova temporada. Se a audiência cair e se não houver reação daqui a uns três ou quatro meses podemos esperar por mais uma bizarrice para tentar salvar a temporada. Deixando claro o seguinte: mesmo com a troca injusta dos protagonistas essa temporada que terminou teve muitas qualidades, foi uma das melhores desses últimos anos. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários :

  1. eu concordo,pelo menos os protagonistas ou os personagens que mais se destacaram,tinham que continuar pelo menos sei lá até o meio da temporada pois começar tudo do zero com uma temporada toda nova com personagens que o público não conhece é errado.

    ResponderExcluir
  2. Essa temporada foi a que mais chegou na realidade. A Lia foi uma tipica adolescente problemática com todos as aflições da idade. A troca do protagonista foi a pior coisa que fizeram pq qdo o outro entrou o foco era só a Fatinha e o Moreno. (sem contar que o dessa nova temporada é a cara do Dinho só com o cabelo cortado)Concordo com essa troca de elenco inteiro, um grande erro. Como nas séries americanas poderiam colocar o elenco secundário mais em destaque, os amigos do Bruno, Fera, e outros personagens sem grande destaque. O ultimo eps. foi em legal.

    ResponderExcluir
  3. é verdade, lembro que quando iniciava uma temporada nova, na quinta feira ou sexta feira era introduzido na trama novos personagens para somar aos que ali estavam, para que os telespectadores fossem conhecendo os novos, é uma pena mas a Malhação que eu conheci na época da Vagabanda e de outros personagens como a Dna Vilma não existe mais.

    ResponderExcluir
  4. Vale salientar que não é apenas pela audiência que se mede um programa na tv nos tempos modernos. Mais também pela repercussão que o produto alcança entre o público alvo. A temporada de Malhação que se encerrou nesta sexta, dia 5, teve enorme repercussão nas redes sociais, muito mais do que as temporadas que tiveram melhor audiência. Resultado: Foi um sucesso.

    ResponderExcluir

.