O MELHOR DO BRASIL e a nova concorrência dominical

Nas mãos de Rodrigo Faro, o programa O Melhor do Brasil cresceu e apareceu. Não que a gestão Marcio Garcia tenha passado em brancas nuvens, longe disso, mas foi com Rodrigo que o programa de sábado da Record passou, de fato, a incomodar a concorrência.  Tal crescimento se deve muito ao apresentador, que soube imprimir seu estilo irreverente e, assim, agradar o espectador. A postura de Faro no comando de seu programa pode não ser unanimidade, mas é inegável que, atualmente, Rodrigo é um dos poucos apresentadores de programa de auditório que verdadeiramente ostenta uma personalidade.

No entanto, O Melhor do Brasil também cresceu porque a Record soube encaixá-lo em sua grade de programação, preenchendo uma lacuna que, até então, se encontrava vazia. O programa, exibido à tarde e enfrentando a concorrência com similares exibidos pela Globo e SBT, foi sendo jogado para cada vez mais tarde, até se encontrar na faixa das 18 horas. Deste modo, fugiu da concorrência com o Caldeirão do Huck e se tornou uma alternativa às novelas da Globo. O quadro Vai Dar Namoro passou a ir ao ar após à faixa das 21 horas, e atingia picos de audiência incríveis quando a novela da Globo chegava ao fim.

O Melhor do Brasil, nos últimos tempos, já não apresentava o mesmo fôlego de outrora. Isso porque o programa se tornou refém dos mesmos quadros de sempre, que, aos poucos, foram demonstrando claros sinais de cansaço. Mesmo assim, seus resultados ainda eram bastante satisfatórios para a direção da Record. E, quando uma vaga aos domingos foi aberta com o fim do Programa do Gugu, pareceu natural à emissora que o programa de Rodrigo Faro herdasse o horário. E, mais uma vez, o canal demonstrou que não soube analisar direito os prós e contras de tal manobra. Afinal, aos sábados, O Melhor do Brasil fez sucesso porque se tornou alternativa: era o único programa de auditório de variedades noturno. Aos domingos, a concorrência é muito maior. Além disso, ao retirar O Melhor do Brasil do seu horário habitual, abriu uma nova linha de ataque para a concorrência avançar.

Não por acaso, os programas de sábado do SBT, até então de audiência pouco expressiva, viram seus índices subirem nas últimas semanas. Esquadrão da Moda e Supernanny passaram a ser as alternativas da faixa, já que O Melhor do Brasil deixou o horário vago. E, aos domingos, a atração de Rodrigo Faro encontrou a concorrência direta com o Eliana, que se encontra em sua melhor fase desde a estreia, em 2009. Assim, o desafio é muito maior do que parecia.

Eliana já vinha dando trabalho ao Programa do Gugu. O programa do SBT acertou na receita, apostando em quadros variados, com bastante apelo junto à dona de casa e aos jovens, tornando-se uma alternativa ao futebol da Globo e da Band. Eliana encontrou sua maturidade profissional, conduzindo a atração que leva seu nome com muita graça, descontração e segurança. Realmente, a ex-apresentadora infantil soube se reinventar e, hoje, é uma das melhores apresentadoras da TV brasileira. O sucesso do Eliana é claro indício disso.

O Melhor do Brasil chegou à tarde do domingo em busca do mesmo público do Eliana. E, se considerarmos o conteúdo de ambos, os dois programas têm condições de garantir esta plateia. Atualmente, o programa de Eliana tem levado a melhor. Mas esta concorrência ainda está só começando. As duas produções, agora, terão que sair da zona de conforto e buscar seu diferencial para se destacaram na guerra de audiência dominical. Se os programas não nivelarem por baixo, a concorrência há de ser benéfica ao espectador. É esperar para ver.

Enquanto isso, o sábado à noite ainda está  vago. Se a concorrência for esperta, lançará novos artifícios para fisgarem o público órfão do O Melhor do Brasil. Recentemente, foi noticiado que uma ala do SBT defende o retorno de Gugu à emissora, para apresentar um programa neste horário. É bem por aí.

Por André San

Blog: www.tele-visao.zip.net

E-mail: andresantv@yahoo.com.br

Twitter: @AndreSanBlog

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários :

  1. Ótimo texto, parabéns!
    Já vou adiantar, Gugu será nos sábados preenchendo essa lacuna ;)
    Anotem :)

    ResponderExcluir
  2. Não seria a hora da Reclone bancar a esperta e contratar a Adriane Galisteu para preencher essa vaga, haja vista que o É show, fez muito sucesso na emissora, ops esqueci que a mesma esta mal das pernas, então que tal o SBT deixar o Gugu pra entrar com o seu Viva Noite depois do Ratinho na quarta feira, e colocar a Drica no sábado.

    ResponderExcluir
  3. No último domingo o Rodrigo Faro fez um programa "estilo gugu", disfarçando p/ uma fã que quis conhecê-lo.se ele não se cuidar daqui uns dias vai começar a entregar casas e fazer as pessoas chorarem no vídeo.

    ResponderExcluir
  4. jovens leia-se mulheres que não gostam de futebol.não consigo imaginar um jovem masculino assistindo ao programa eliana em vez do futebol....mas o restante do tempo está perfeito...

    ResponderExcluir

.