GLOBO acerta com novo horário do ALTAS HORAS

A famigerada guerra de audiência entre as emissoras faz surgir uma discrepância um tanto cruel, porém absolutamente compreensível: bons programas em horários ruins e programas ruins em bons horários. Claro que esta máxima é exagerada, já que ela, por si só, soa preconceituosa, como se o espectador fosse dono de mau gosto. Não  é isso. Deve-se considerar qual o espectador médio da faixa horária em questão, para que o produto oferecido ali consiga atingi-lo.

Digo isso porque não é de hoje que recebo reclamações de espectadores a respeito do avançado horário do Altas Horas, atração que Serginho Groismann comanda na Globo há 13 anos. Segundo estes espectadores, o programa é tão bom que devia estar no horário do Caldeirão do Huck, e não escondido na madrugada global. Tal reivindicação é compreensível, tendo em vista que o Altas Horas é, sim, muito melhor que o Caldeirão. Mas são duas atrações distintas, que conversam com públicos diversos. O programa do Luciano Huck foi feito para um público mais heterogêneo, atirando para todos os lados no intuito de atingir toda a família. Foi formatado para dar certo na tarde de sábado. Já o Altas Horas busca um público mais elitizado, que dorme tarde, ou está chegando em casa depois de uma balada. Caso os dois programas trocassem seus horários de exibição, fatalmente a resposta do Ibope seria negativa para ambos.

Ou seja, Altas Horas é um ótimo programa, mas não competitivo o suficiente para bater de frente com as atrações de auditório dos sábados à tarde. Sendo assim, é melhor para todo mundo que ele permaneça num horário menos competitivo, de modo a garantir a qualidade de seu conteúdo. E vale lembrar que o programa estreou justamente num momento em que a estratégia da Globo era incrementar sua madrugada: na mesma época estreou também o Programa do Jô, de segunda a sexta, e o Sociedade Anônima, de Cazé Peçanha, aos domingos (este não emplacou e saiu do ar após poucos episódios).

No entanto, o Altas Horas não precisava levar seu título tão a sério assim. A faixa do final da noite de sábado é realmente a melhor para o programa, mas entrar após o Super Cine já era um pouco tarde demais. Não raro, Serginho só dava as caras na tela da Globo às duas horas da manhã de domingo, se despedindo quase na hora da Santa Missa em Seu Lar. Por mais que o conteúdo sempre valesse a pena, a verdade é que era difícil lutar contra o sono. Em ocasiões especiais (como quando havia transmissões esportivas na madrugada), a Globo exibia Altas Horas mais “cedo”, depois do Zorra Total. E sempre que isso acontecia, o Ibope subia. Depois disso, surgiram rumores de que o canal manteria o Altas Horas mais cedo, mas a Globo sempre negou a mudança. E, terminadas as ocasiões especiais, Serginho voltava a enfrentar o frio da madrugada. Inexplicável.

Felizmente, alguém lá na direção da Globo finalmente acordou e resolveu bancar a mudança. Há um mês, Altas Horas foi finalmente efetivado na faixa logo após o Zorra Total, invertendo o horário com o Super Cine. Agora, é Serginho Groismann e seus convidados que entram às onze da noite, enquanto o filme começa por volta de uma da manhã. Perfeito! Agora, o programa finalmente pode ser apreciado do início ao fim sem nenhuma “pescada” do espectador, e ainda mantém sua proposta de encerrar a noite de sábado com qualidade.

Altas Horas faz jus ao slogan que carrega, “vida inteligente na madrugada”. Serginho Groismann é inteligente e simpático, e toca seu programa com uma competência acima da média. Não por acaso, goza de prestígio entre o público adolescente, já que nunca o tratou feito debiloide. Dá voz ao jovem, que pode se posicionar. Informa sem ser chato, como no quadro sobre dúvidas de sexo comandado pela ótima Laura Muller. Além disso, recebe convidados interessantes para um gostoso bate-papo, além de ter sempre música ao vivo da melhor qualidade. Na arena do Altas Horas, qualquer tipo de som é válido, dos mais populares ao alternativo do alternativo.

E todas essas atrações de qualidade do Altas Horas só são possíveis em razão de seu horário alternativo. Sem pressão, o programa de Serginho Groismann pode fazer o que bem quiser. Em contrapartida, forma uma plateia fiel e atenta. Agora, um pouco mais cedo, o programa tem a chance de ampliar essa plateia (a audiência, que patinava nos 6 pontos, agora chega aos dois dígitos). O telespectador sonolento agradece.

 Por André San

Blog: www.tele-visao.zip.net

E-mail: andresantv@yahoo.com.br

Twitter: @AndreSanBlog

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

12 comentários :

  1. Também adorei essa mudança, pois o Altas Horas continua sendo um dos melhores programas em exibição, mesmo com 13 anos de estrada. Aliás, o Serginho Groismann tem, no mínimo, uns 30 anos de estrada e sempre mantendo a qualidade dos seus programas, seja em que emissora estiver.

    ResponderExcluir
  2. Trocar minha balada de fim de semana por um programa tosco igual esse nem morto!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que havia sido efetivado no horário. Que bom. Outro acerto de grade tal qual foi feito com o Esquenta e anos atrás quando inverteram os horários de A Grande Família com o Linha Direta.

    ResponderExcluir
  4. O que eu li é que essa troca vai ser só nas férias e não fixo esse horário!!! Mas espero que nãooo.
    Uma coisa que me irrita no programa são as mesmas perguntas de sempre em relação a sexo ou as perguntinhas nojentas para os famosos.
    Exemplo: Quando foi a Grazi perguntaram sobre o BBB, ate o Serginho fez isso e pra Raquel Pacheco (Bruna Surfistinha) qdo ela foi prostituta.
    Nãoooo... São perguntas das mais velhas, qto tempo depois disso, qtas novelas e coisas que Grazi já fez e a Raquel tbm. E não só isso co os outros artistas tbm.
    Isso pra mim deveria mudar ali.

    ResponderExcluir
  5. Essa mudança foi válida,mas prejudicou as pessoas que gostam de um bom filme sábado á noite,como por exemplo qdo. a globo exibiu "Bruna Surfistinha",um bom filme mas que começou "altas horas'.

    ResponderExcluir
  6. Ah vá!.. KKK Hoje em dia ninguém fica esperando filme na tv aberta...

    ResponderExcluir
  7. É UM ABSURDO.ADORAVA VER O 'SUPERCINE' APÓS O 'ZORRA TOTAL'.AGORA QUEM QUISER VER O FILME VAI TER QUE ESPERAR ATÉ 1:30 OU MUDAR PARA UM CANAL FECHADO.EU ACHO QUE A GLOBO ESTÁ FAZENDO O PÚBLICO DE OTÁRIO.DESDE AQUELA LUTA DE JULHO,O 'ALTAS HORAS' ESTÁ SENO EXIBIDO APÓS O PROGRAMA DE HUMOR,NO SÁBADO SEGUINTE,A GLOBO ANUNCIOU QUE ESTA ALTERAÇÃO SERIA SÓ DURANTE AS FÉRAS DE JULHO.JÁ SE PASSARAM QUASE 3 MESES E O 'ALTAS HORAS' VIRA O "HORA REBAIXADA" E O 'SUPERCINE' VIRA O "MICROCINE" NA MADRUGADA.ANTES TODO MUNDO VIA OS DOIS,AGORA SÓ VÊ O 'ALTAS HORAS' IGNORANDO O 'SUPERCINE'.QUEREM GANHAR MAIS AUDIÊNCIA???????????????????????????????????POIS A MINHA JÁ PERDERAM

    ResponderExcluir
  8. A GLOBO ESTÁ FAZENDO ISSO SÓ PARA OS TELESPECTADORES ESEPERAREM O FILME E AO MESMO TEMPO DANDO AUDIÊNCIA AO ALTAS HORAS,QUE PRA MM NÃO É MAIS ALTAS HORAS.TOMARA QUE CAIA BASTANTE PONTOS NO IBOPE DESSA EMISSORA.QUEM VAI SUPORTAR NOVELA E PROGRAMA DE AUDITÓRIO O DIA INTEIRO.TORÇO PARA QUE A GLOBO PERCA MUITA AUDIÊNCIA ATÉ VOLTAR A SEQUÊNCIA ANTERIOR

    ResponderExcluir
  9. EU AMAUDIÇÔO TODOS QUE APOIAREM ESSA MUDANÇA
    VOU INFERNIZAR A VIDA DE QUEM PREFERIR ESSA MUDANÇA
    VÃO PARA O INFERNOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    A GLOBO VAI SE ARRENPENDER
    A GLOBO VAI SE VÊ COMIGO
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    CAVEIRA@NET

    ResponderExcluir
  10. QUEM ESCOLHER ESSA MUDANÇA VAI PASSAR O RESTO DA SUA VIDA TENDO PESADELOS
    VOU LANÇAR UM FEITIÇO E UMA MALDIÇÃO EM QUEM NÃO CURTIR O FACEBOOK COMUNIDADE NO 'QUEM QUER QUE VOLTE SUPERCINE E ALTAS HORAS'

    DIABÓLICO/CAVEIRA@NET

    ResponderExcluir
  11. GLOBO SE NÃO VOLTAR SUPERCINE E ALTAS HORAS,VOCÊ VAI PARA O INFERNO JUNTO COMIGO
    SUA HORA TÁ CHEGANDO
    ESTÁ MAIS PERTO QUE VOCÊ IMAGINA

    POSSUÍDO/CAVEIRA@NET

    ResponderExcluir
  12. EU E A GLOBO SOMOS PRIMOS
    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
    AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    DEMÔNIO/CAVEIRA@NET

    ResponderExcluir

.