“Joia Rara” reúne uma panelinha que deu certo

A novela Joia Rara teve uma belíssima primeira semana e fez jus ao título. É realmente uma “joia rara” ter no ar uma produção tomada por nomes que vêm se tornando sinônimo de qualidade e requinte na telinha. Muito se reclama dos “vícios” que surgem quando se forma uma “panelinha”, uma turminha que trabalha sempre junta na TV. Mas, quando essa panelinha consegue oferecer um produto de qualidade ímpar, ao espectador só cabe torcer pra que ela se repita sempre.

De “panelinha” de Joia Rara, entende-se toda a equipe responsável pela vitoriosa Cordel Encantado. A requintada produção de 2011 levou a faixa das seis a um novo patamar, ao apostar fundo na fantasia e não economizar para tornar real e crível todo um reino oriundo dos contos de fada, misturando-o aos tempos do cangaço. Cordel consagrou os nomes de Duca Rachid e Thelma Guedes, que também já haviam assinado a ótima Cama de Gato, e colocou as autoras no primeiro time de novelistas da Globo. A dupla já tem uma torcida grande para que conquiste o horário nobre.

Em Joia Rara, é possível reconhecer o estilo já consagrado das autoras. Adeptas do folhetim rasgado, com um toque de magia e jeitão de saga, Duca Rachid e Thelma Guedes apresentaram, nesta primeira semana, um novelão arrebatador, que não tem medo de usar e abusar do mais puro clichê folhetinesco, mas o faz com um tempero todo especial. Lá estão a mocinha justa, guerreira e pobre, o mocinho rico e bom, e o vilão terrível que fará de tudo para acabar com a alegria dos pombinhos. A novidade é o toque místico que dá pano de fundo ao enredo, desta vez baseado na filosofia budista, que regerá esta história de amor.

Faz parte da “panela” a diretora Amora Mautner, uma das mais festejadas da atualidade. Responsável pelo frescor das cenas de Avenida Brasil, trama que a consagrou em definitivo, Amora engata seu terceiro trabalho com a dupla de autoras. À frente também de Cama de Gato e Cordel Encantado, sempre sob a batuta do diretor de núcleo Ricardo Waddington, Amora e sua equipe têm sabido bem traduzir o intenso universo particular criado pelas autoras. Joia Rara é caprichadíssima, tanto na direção de atores quanto na fotografia, figurino, locações, cenários. Enfim, mais um deslumbre visual.

Se as autoras e a diretora se encontram em total sintonia, nada mais natural a preferência em trabalhar com atores já  conhecidos. O rol de protagonistas de Joia Rara é praticamente idêntico ao de Cordel Encantado. Bianca Bin repete sua condição de mocinha, enquanto Bruno Gagliasso, que era vilão na trama passada, agora veste a camisa do time do bem. Quem também mudou de time é Carmo Dalla Vecchia, que já foi o melhor amigo do mocinho e um rei boa-praça e, agora, é um meio-irmão invejoso do herói. Outros nomes que se repetem são Domingos Montagner (que despontou justamente em Cordel Encantado), Claudia Ohana, Nathalia Dill, Luiza Valdetaro, Marcos Caruso, Paula Burlamaqui, Ana Cecília Costa, Luana Martau, entre outros.

A sintonia pôde ser percebida nesta primeira semana em Joia Rara e tudo funcionou bem. Bianca e Bruno defendem bem as cores do bem, e Amélia e Franz formam um casal protagonista eficiente. José de Abreu, como o vilão Ernest, também mandou bem. Quem tem boas chances de surpreender é Nathalia Dill que, depois de acumular mocinhas, agora surge como uma grande vilã, Silvia. De olho nela! Destaque total ao núcleo do cabaré, onde sobressaem as atuações de Marcos Caruso, o Arlindo, e Letícia Spiller, esta perfeita como uma espécie de “clone” de Marilyn Monroe, a estrela Lola. O elo mais fraco é Carmo Dalla Vecchia, um tanto apático como o vilão Manfred.

Joia Rara teve uma bela semana de estreia, bastante intensa e tomada de grandes acontecimentos. Promete deslanchar de vez quando Pérola (Mel Maia), a “joia rara” do título, aparecer de vez. Como se sabe, ela é a reencarnação do Mestre Ananda (Nelson Xavier, perfeito!) e desencadeará uma série de acontecimentos na trama. Ao que tudo indica, Duca e Thelma acertaram novamente!

Por André San

Blog: www.tele-visao.zip.net

E-mail: andresantv@yahoo.com.br

Twitter: @AndreSanBlog

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.