Alguém precisa cuidar melhor da ordem das novelas da Globo

Antigamente o Boni, ex-homem forte da Globo, analisava todas as sinopses antes de aprovar a produção de uma novela. Sabia exatamente onde encaixá-las, horário, período do ano e etc. Até no título mexia. Reza a lenda que o autor de sucessos como Tititi, Brega e Chique e Que rei sou eu?, Cassiano Gabus Mendes, teria dito que não colocava título em suas novelas porque o Boni iria mudá-los mesmo.

Essa organização parece que ficou no passado. Hoje o que vemos são novelas que não deveriam nem ter saido da gaveta, mas que são aprovadas e postas no ar. Um outro problema que vem acontecendo muito principalmente no horário das seis é a inadequação, a incompatibilidade da novela com o horário e com o período do ano. A vida da gente, Lado a lado e agora Joia Rara, belíssimas produções, ouso dizer: não combinam com o horário. As duas últimas citadas, então, mostram como andam descuidados.

Lado a lado, novela primorosa, de época, de fundo histórico,  enfrentou o horário de verão e teve uma péssima audiência. Não aprenderam a lição e agora também escalaram para enfrentar o horário de verão uma novela com as mesmas características. E enquanto isso, Flor do Caribe, novela solar, foi escalada para o inverno. Não sei se resolveria todos os problemas, mas só esse cuidado na escolha da novela certa, para o período certo do ano já ajudaria a audiência a melhorar.

Além do citado acima, o que vem incomodando é que cada vez mais aumenta o número de atores nas produções. As tramas globais estão cada vez mais inchadas. Isso prejudica o andamento das histórias e faz com que muitos bons atores fiquem atrelados a personagens aquém de seus talentos, fazendo apenas figuração de luxo. É preciso que alguém com tato e experiência faça na Globo o que o Boni, mesmo cuidando de quase todas as áreas da emissora,  fez um dia pelo setor de novelas. Esse profissional poderia ser um dos vários diretores de núcleo que dirigem novelas e que estão no canal há anos. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários :

  1. Pensei que após Avenida Brasil e Cheias de Charme as novelas seguintes teriam o mesmo cuidado. O mundo caiu já em Salve Jorge e na trama antiquada de Guerra dos Sexos.

    ResponderExcluir
  2. Parece até que as substitutas foram escolhidas aleatoriamente sem nenhum estudo.

    ResponderExcluir
  3. O pior erro foi com a faixa das 18hs, e eles não aprenderam...

    ResponderExcluir
  4. Verdade às 6 é que estão dando mais mancadas quanto à ordem.

    ResponderExcluir
  5. O Boni realmente faz falta a tv globo.C/ ele ela adquiriu seu famoso 'padrão globo de qualidade'.

    ResponderExcluir

.