A falta de critério da Globo na escalação do elenco de suas novelas



Joia Rara e Além do Horizonte apontam para um problema grave na Globo e que já vem acontecendo há algum tempo: a falta de critério na escalação do elenco das novelas. Uma é repleta de estrelas, mas estrelas que já participaram de novelas anteriores das autoras e do diretor de núcleo, o que faz dela praticamente um álbum de figurinhas repetidas. A outra, curiosamente do mesmo diretor de núcleo, Ricardo Waddington, apostou em rostos novos, mas passou da medida ao não mesclá-los com mais atores veteranos.

Tudo precisa de uma medida certa. Uma novela pode sim dar chance aos novatos e revelar talentos, mas não pode abrir mão de um elenco conhecido, que chame atenção. Essa regra pode não se aplicar muito às outras emissoras, mas à Globo se aplica perfeitamente, já que a emissora dos Marinhos tem de longe um casting muito maior que o das outras. Um exemplo desse equilíbrio foi Flor do Caribe. A trama uniu bem a experiência dos veteranos com o frescor dos talentos jovens.

Um outro grave erro que a emissora vem cometendo quanto à escalação de seus elencos é permitir que os atores que outrora costumavam descansar suas imagens por um período, agora praticamente emendem uma novela na outra. A coluna não defende que se fique um ano descansando a imagem, mas alguns meses, pelo menos, seria saudável. Do jeito que está mal dá para esquecer o personagem anterior que o ator fez e ele já está fazendo outra novela. A coisa piora quando o personagem atual tem características semelhantes aos da trama anterior. Está faltando critério na Globo, está faltando alguém que cuide melhor desse que é um detalhe, mas é um detalhe pra lá de importante. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Isso não é quetão de falta de critério.Acontece que os autores tem seus 'protegidos' que já são reservados p/ suas novelas,e aí fica difícil montar um bom elenco.

    ResponderExcluir

.