Como ninguém na Globo percebeu que "Além do Horizonte" seria um desastre?


Os atores jovens e alguns deles inexpressivos são um dos problemas de Além do Horizonte, mas não é o maior. O maior é o enredo. Quem aprovou, me desculpe, não deve entender nada de televisão. Além de parecer um seriado ruim a trama descaracterizou o horário das sete, não respeitou o público da faixa. Trocou a comédia por aquele mistério tão misterioso que ninguém entende e, além disso, tem como trama central a busca pela felicidade que é a coisa mais subjetiva do mundo. Culpar o povo e o horário de verão pela fraca audiência da novela, como alguns estão tentando fazer, é uma desculpa muito esfarrapada, já que, horário de verão prejudica, mas tem todo ano, se ele fosse o único culpado todas as novelas apresentadas durante o mesmo seriam um fiasco e não é bem assim. Quanto aos telespectadores, eles não são obrigados a embarcar junto com os autores na viagem sem sentido que é o texto dessa novela.

O que mais irrita em Além do horizonte é que onde dizem que tem a felicidade é um lugar como outro qualquer onde há competição, onde há hierarquia, em que um é melhor que o outro. Inclusive tem lá personagens que são mais bem tratados porque são parentes dos superiores. Ou seja, o lugar onde está a tal felicidade, tão almejada pelos personagens, é igual ao nosso mundinho. Como querem que o povo compre isso?  Fora o egoísmo das pessoas que abandonaram suas famílias para ir para lá, como já comentei outrora em uma das colunas anteriores.

O que salva um pouco a novela são os personagens da vila que têm lá sua graça. Se não fosse por eles seria o desastre completo. Quanto a 'besta', besta fico eu ao pensar que ninguém na Globo percebeu que Além do horizonte não se sairia bem. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.    

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 comentários :

  1. Gilmar, o horário de verão afeta sim, tanto que Joia Rara e Chiquititas estavam melhor posicionadas antes da mudança entrar em vigor.

    ResponderExcluir
  2. Essa desculpa de 'horário de verão' não se encaixa c/ essa novela.Ela que é ruim mesmo,igual a outros fracassos do horário como: 'tempos modernos' e 'tres irmãs',entre outras.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho uma dica pra essa tal busca da felicidade: passar bem longe dessa novela!

    ResponderExcluir
  4. O problema de "Além do Horizonte" não é exatamente o enredo. Daria uma boa série se eliminassem alguns personagens, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Misturou as duas coisas e aí, não tem jeito. Isso é a Globo querendo "ousar", mas continuando conservadora. Apesar de tudo, é a estreia de uma equipe inexperiente com novelas (só séries, como "A Cura" e "O Brado Retumbante). Vamos considerar isso e torcer pra que a Globo continue apostando em novas histórias. Já passou da hora de "liberar" os horários, sem rotulá-los como "novela das seis é de época, novela das sete é comédia e novela das nove é drama".

    ResponderExcluir
  5. O grande problema ao meu ver é o elenco mesmo: teen demais e desconhecido demais e os que não o são falta em carisma. Tiago Rodrigues tem uma cara insuportável; ainda não consegui gostar de Laila Zaid em nenhum trabalho; Vinícius Tardivo pelamor!; Christiana Ubach é a coisa mais desmilingüida do mundo; Juliana Paiva é boa, mas além de não ter química com Tiago é mto cedo pra ser protagonista e por aí vai... Igor Algelkorte que é bacana, mas nunca vi mais gordo, Rodrigo Simas, a grande maioria do núcleo de Tapiré e etc... Com um elenco mais substancioso acredito que trama pegaria. Só pelo fato de ser uma história diferente já tá valendo, mas esse elenco me dá uma preguiça!

    ResponderExcluir

.