Header Ads

Globo aposta na simplicidade para a próxima temporada


Muito se falou sobre a mudança no logotipo da Globo e, inclusive, a imagem da possível nova marca da empresa circulou na web recentemente. Entretanto, discretamente, a emissora já começou a mudar a estética de sua identidade, idealizada pelo designer Hans Donner. Há algum tempo, o canal veicula sua logo com cores únicas, durante a programação.

A mesma ideia foi utilizada quando a Globo lançou as novas vinhetas do "Vale a Pena Ver de Novo" e da "Sessão da Tarde". Sem muitos efeitos, a aposta da rede está focada na simplicidade, e isso está ficando cada vez mais evidente. Aos poucos, a emissora está se repaginando, em vésperas de completar 50 anos no ar (2015).

Nada foi feito de uma hora para outra. Com o telespectador migrando para a TV paga ou fazendo uso de outros recursos, como DVDs e videogames, o canal apostou numa terceira linha de shows para evitar a fuga do público. Depois, atrasou o horário de exibição de suas novelas - e amplia o capítulo dos folhetins das nove, como aconteceu com "Amor à Vida", para frear a concorrência.

Por fim, alterou o foco das manhãs, deixando as crianças de lado para aumentar o espaço do público adulto. E já colhe os resultados da mudança, abocanhando a liderança absoluta na faixa, que estava ameaçada pela concorrência.

Agora, está focada nas tardes, um problema que tem se tornado evidente nos últimos meses e que tem prejudicado a programação noturna. O "Vídeo Show" já foi repaginado, e ainda não apresentou resultados. As próximas vítimas podem ser a "Sessão da Tarde" e o "Vale a Pena Ver de Novo".

O canal estuda, como já aconteceu com a "Temperatura Máxima" e "SuperCine", inverter o horário da sessão de filmes vespertina, veiculando a "Sessão" na sequência do "Vídeo Show", medida que já está em vigor em alguns estados e surtiu efeito positivo.

Ao mesmo tempo, a Globo aposta em novos autores para suas telenovelas, tendo conquistado sucesso de audiência com "Cheias de Charme" e reconhecimento internacional, com "Lado a Lado". Tudo isso sem contar as séries, segmento que cada vez mais tem recebido investimentos da Casa.

Conhecida por ser engessada, a Globo esteve em constante mutação na última década. Sinal que, apesar de estar perdendo parte de seu público, não dorme no ponto. Merece reconhecimento por isso.

Um comentário: