O melhor caminho para Xuxa é retomar o "Planeta"


Em 2001, Xuxa Meneguel deixou o comando do "Xuxa Park", um dos seus sucessos direcionados ao público infantil, por conta de um incêndio no estúdio do programa que assustou a apresentadora e deixou dezenas de feridos. Mais tarde, ela tentou outros formatos direcionados aos pequenos, o "Xuxa no Mundo da Imaginação" e o "TV Xuxa".

Nenhuma das duas atrações atingiu a audiência esperada pela Globo, que mais tarde desistiu de apostar no segmento, entendendo que os telespectadores mirins estavam preferindo conferir programas do tipo na TV paga. Xuxa não gostou, afinal, havia deixado o "Planeta Xuxa" para trabalhar para aqueles que fizeram dela a 'rainha dos baixinhos'.

Ela seguiu apostando nos pequenos no projeto "Xuxa Só Para Baixinhos" que, mesmo após tantos lançamentos, ainda está entre os mais vendidos do Brasil, e isso apesar da crise enfrentada pelo mercado fonográfico. Ao mesmo tempo, a Globo repaginou o "TV Xuxa", que virou semanal e, das manhãs de sábado, foi para as tardes, voltado para a família.

Desde então, tentam encontrar o formato ideal para a atração, que, veiculada entre o "Estrelas" e o "Caldeirão do Huck", registra a menor audiência das tardes da Globo. Entretanto, cabe frisar, em 2013 foi líder absoluto em sua faixa de exibição.

Nas últimas semanas, foi noticiado que a apresentadora estava negociando um novo contrato com a Casa e, agora, dizem que o "TV Xuxa" vai sair do ar. Disse em meu blog, e repito aqui: acredito que o semanal será inteiramente reformulado e, inclusive, ganhará um novo nome.

Xuxa não pensa em sair da Globo e a emissora certamente não estaria interessada em perder uma de suas principais contratadas para a Record, por exemplo. Sim, muita gente não gosta da apresentadora, mas, mesmo após tantos anos, Xuxa ainda é um nome forte na televisão brasileira.

Já há alguns anos tenho dito em meus artigos que passou da hora de o "TV Xuxa" mudar de nome. Sendo uma atração adulta, não combina, pois o título remete ao público infantil e espanta os homens/adultos que estavam assistindo a "Fórmula 1" ou uma partida de futebol, como acontece muitas vezes na programação da emissora.

Ao mesmo tempo, também digo e reafirmo: já passou da hora de Xuxa aceitar que, realmente, as crianças de hoje não querem mais saber de apresentadores e sim de desenhos, mas em canais pagos. Prova disso é o fato de a própria Globo ter mais audiência com programação adulta que com a TV Globinho - ou o SBT em baixa com seus infantis.

Por essas e outras, bato nessa tecla: siga com o "XSPB", produza um infantil para o Gloob, das Organizações Globo, e volte com o "Planeta Xuxa". Vai ser bom pra você e para seus fãs. Trabalhar em TV, infelizmente, é fazer o que o telespectador quer assistir, e não o que se deseja. Aceita que dói menos!

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. O problema é que a xuxa não consegue se desvencilhar do público infantil,como fizeram Angélica e Eliana.Além a atual fase da música brasileira torna esse programa quase inviável.

    ResponderExcluir

.