Se "Em família" não vai bem o maior culpado é o autor


Em família vai de mal a pior e vez ou outra alguém tenta achar um bode expiatório. Quando a culpa não é do diretor, inventam outra coisa. Mas a novela é do Manoel Carlos, se fosse sucesso ele estaria colhendo os louros, os elogios, mas como não é acho justo que ele leve a culpa por estar escrevendo uma novela péssima. Mas voltando ao assunto, fala-se muito da Clara e da Marina, que o público rejeita, que pode ser uma das causas do baixo ibope, até pode, mas não é culpa do público, repito, é do autor.

Clara vivia feliz com o marido e com o filho, nunca antes na novela tinha sequer demonstrado uma leve atração por outra mulher e nem por outro homem já que estava tudo bem no casamento. De repente, do nada, ela se apaixona pela intrometida Marina, a destruidora de lares, que sem dó, nem piedade se põe entre o casal. Eu afirmo categoricamente que se fosse um homem ali no lugar da Marina, ou seja, se tirássemos o casal lésbico e colocássemos um casal hetero, tenho certeza de que o público não iria gostar do mesmo jeito e a torcida maior tenderia para que a Clara ficasse com o Cadú e com o filho. Ou seja, a questão aí não é um preconceito do público, mas sim a forma como as personagens foram construídas.

Não sei se foi de propósito, mas para completar a torcida do Cadú Futebol Clube o Manoel Carlos ainda arruma uma doença para o personagem. Então temos uma mulher que vai trocar o marido, um cara legal, por uma outra pessoa que chegou agora na vida dela e vai trocar justo quando o mesmo está doente. O público aceitou o amor de Félix e Niko numa boa, porque havia amor, agora querer que engulam Clara e Marina, do jeito que foram construídas é demais. Faltou ao experiente autor construí-las de uma forma mais verdadeira. Porque a coisa está tão feia que as brigas que a Clara tem com o Cadú, por exemplo, uma tentativa de justificativa tardia do autor, não colam, deixa tudo ainda pior, porque fica parecendo que ela quer arrumar motivos, que não existem, para sair da relação. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Nossa Gilmar vc disse tudo que eu penso se toda mulher que tem um marido gente boa que tem problemas com dinheiro se interessarem por mulher não haveria mulher mais mulher casada.e a globo tá com o sinal vermelho ligado até novas chamadas
    ass Cláudia Taissa

    ResponderExcluir

.