Falta naturalidade à "Meu Pedacinho de Chão"


Considero o texto do Benedito Ruy Barbosa um dos melhores da nossa televisão. O texto do autor consegue se destacar mesmo em meio às invencionices do diretor Luiz Fernando Carvalho.

Meu Pedacinho de Chão parece visualmente um remake do Castelo Rá-tim-bum, que é ótimo, mas que não é uma novela. Falta naturalidade à trama. Tudo é muito forçado. A linguagem, os figurinos, os cenários, os trejeitos dos personagens. Não que a novela seja mal feita, pelo contrário, tudo é bem feito, mas se fosse mais natural, a novela seria muito melhor. Não precisava desse exagero todo para encantar o público e para ilustrar o mundo visto pelos olhos de duas crianças. Poderia até ser colorida, mas não era necessário animais de brinquedo, roupas espalhafatosas e etc. Se Meu Pedacinho de Chão seguisse a linha de Paraíso, o último remake de Benedito Ruy Barbosa e uma das últimas novelas das seis a conseguir uma ótima audiência, tenho certeza que, além de encantar o público, ainda conseguiria subir a audiência do horário. O texto do Benedito Ruy Barbosa por si só já é encantador e lírico.

Vale a pena assistir pelo texto, por sua beleza, por sua leveza, pelo bom trabalho dos atores e também pelo fato da trama só durar quatro meses. Fica aqui a torcida para que um outro diretor cuide da próxima novela do Benedito e para que Luiz Fernando Carvalho se dedique apenas às minisséries, que são curtas, exibidas em um horário tardio onde a audiência não importa tanto e onde ele pode se dirigir a um público mais específico. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

6 comentários :

  1. Discordo completamente. Eu tinha o pé atrás com esse novo formato, mas hoje acho que é o grande atrativo da novela do Benedito. Deu um novo gás, já que o pano de fundo rural sempre foi muito comum às novelas do autor. Acho Pedacinho extremamente graciosa!

    ResponderExcluir
  2. Também discordo. A novela é diferente sim e é justamente isso que a torna atraente. Chega de mesmice! Quando fazem tudo igual reclamam, se tentam inovar reclamam também. Difícil agradar assim...

    ResponderExcluir
  3. Também Discordo! A novela é leve e segue uma proposta diferente! Nada agrada a todo mundo, mas pelo que percebo, a maioria das pessoas estão gostando!

    ResponderExcluir
  4. A maior qualidade da novela está justamente no que vc aponta como defeito. Se fosse apenas mais uma novela rural do Benedito, diriam que "é apenas mais uma novela rural do Benedito". A televisão brasileira precisa de originalidade, criatividade, para tirá-la desse mar de repetições, de programas, quadros, novelas, todos identicos. Vale pelo texto do Benedito, vale pela direção do Carvalho e vale principalmente pelas atuações incriveis de vários atores.

    ResponderExcluir
  5. Discordo violentamente. Essa é a proposta da novela. Temos que nos deixar levar pela fantasia, aceitar o que não é "normal". Eu acho delicioso os figurinos, a profusão de cores, o jeito de falar, os animais de mentira. Tudo muito fresco, muito original. Não seja rabugento! Muita gente adora. Tem lugar que para pra assistir a novela...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

.