Pensamentos de novela


Pensem aí. Quando você pensa, por um acaso, se vê em seus pensamentos? Eu não me vejo em meus pensamentos. Mas nas novelas isso é diferente. Os pensamentos são muitas vezes cenas que já passaram e que são reutilizadas porque é realmente necessário e o momento da novela pede, por uma questão de economia ou simplesmente para enrolar.

Como são cenas prontas, já usadas, a pessoa que está pensando aparece nitidamente. E sabemos que não é bem assim. Isso não acontece só em cenas prontas, reutilizas, acontece também em cenas produzidas especialmente para ilustrar pensamentos, flash backs. Quantas vezes já ouvimos dizer que, apesar da participação de determinado ator ter acabado em uma novela, o mesmo tem que ficar à disposição para gravar essas cenas de lembranças?

Sempre observei essa questão com curiosidade nas novelas e ao meu ver, quando se mostra uma cena de pensamento, deveria ser exposta a ótica do personagem que está pensando, ou seja, tal personagem não apareceria. Veríamos o que está a volta dele e ouviríamos sua voz. Apesar de achar que assim seria o ideal, compreendo que da forma que é feito é mais usual, já que o público entende mais as cenas vendo os personagens ali e também seria um gasto desnecessário gravar todas as sequências para ilustrar os pensamento sendo que na maioria das vezes pode-se apenas recorrer ao arquivo e para dar cara de recordação basta colocar uns efeitos na cena como deixá-la meio esfumaçada, preta e branca, dentre outros. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Gilmar, interessante sua observação. No início de "Senhora do Destino" haviam cenas de lembranças sob a ótica do personagem, mas isso deixou de acontecer do meio para o final da trama, talvez pela falta de tempo de gravar a mesma cena com diferentes ângulos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gilmar ama mesmo novelas pensa em vários detalhes acho que lembro isso que falou o João acho que a pessoa não aparecia e sua voz era inserida mudada foi na primeira face quando a Maria do Carmo era Dickiman
    Cláudia Taissa

    ResponderExcluir

.