"Castelo Rá-Tim-Bum" volta à tela da TV Cultura


Uma das séries infantis mais famosas da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum, que completou 20 anos em maio, volta a ser exibida pela TV Cultura a partir desta segunda-feira (30/6). O programa irá ao ar nos seguintes horários: no período da manhã, de segunda a sexta-feira, às 11h30; à noite, às segundas, quartas e sextas, às 19h; e às terças e quintas, às 19h30.

O diretor Cao Hamburger e o roteirista Flávio de Souza idealizaram a série que traz as aventuras de Nino, vivido por Cássio Scapin, um menino de 300 anos, vindo de uma grande dinastia de feiticeiros. Ele mora em um grande castelo, junto dos tios Victor (Sérgio Mamberti), um poderoso feiticeiro e inventor com mais de 3 mil anos de idade, e Morgana (Rosi Campos), também feiticeira, contadora de histórias e com 6 mil anos de vida. Mas outros moradores habitam a casa, entre eles o Gato Pintado, que vive na biblioteca do castelo; a cobra cor-de-rosa Celeste, que mora na árvore; o Mau, um monstro roxo que fica nos encanamentos e dá a gargalhada fatal; e até um ser mecânico, o Porteiro, que tem o bordão “Plift Ploft Still, a porta se abriu”.

Nino tem três amigos que não vivem no castelo, mas estão sempre juntos nas aventuras da atração. O menor deles é Zequinha (Freddy Allan), sapeca, curioso e vive perguntando "Por quê?", iniciando uma sequência de "porquês" até alguém perder a calma e berrar "Porque sim, Zequinha!". Pedro (Luciano Amaral) é o maior, tem 10 anos, é mais intelectual, tem boas ideias, é criativo e líder do grupo quando Nino não está junto. E Biba (Cinthya Rachel), de 10 anos, uma garota esperta, feminina e decidida, que age como a mais responsável da turma.

Outros personagens se revezam em cada episódio como visitantes do castelo. O jovem negro Bongô (Eduardo Silva), entregador de pizza, curte música, dança e morre de medo de bruxas. O dr. Abobrinha (Pascoal da Conceição) é outro que frequenta o local mágico. Corretor imobiliário, ele possui uma obsessão em construir um prédio de 100 andares onde está o Castelo. Para isso, vive usando disfarces para tentar conseguir a assinatura do contrato de venda da casa, mas sempre é descoberto. Penélope (Ângela Dip) é mais uma desse time. Jovem, bonita e apresentadora de telejornal, ela se destaca por usar a cor rosa na roupa, na maquiagem e nos cabelos, e adora visitar o Castelo para se divertir com as crianças. São mais de 20 figuras que entram e saem do Castelo.

As diretrizes pedagógicas tiveram como foco colaborar para a formação das crianças, criando condições para que elas pudessem estabelecer relações produtivas e prazerosas com o processo de aprendizagem escolar, com noções de Ciências, História, Matemática, Música, incentivando a leitura, artes plásticas, ecologia e cidadania. Tudo isso, de forma divertida e mágica.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.