Shirley, um dos pontos altos de "Em Família"


Em família  está chegando ao fim e embora tenha melhorado ultimamente, essa melhora tardia, na minha opinião, não salva a novela que foi quase que totalmente mal concebida, principalmente no que tange aos personagens. Assunto que já foi tratado amplamente pela imprensa que cobre televisão e também por esta coluna. Tanto é verdade que Shirley, que era para ser a vilã, chama mais atenção que a protagonista Helena.

Shirley nem de longe é uma vilã. É no máximo inconsequente no uso das palavras. Diz o que quer dizer, o que pensa que está certo, mesmo estando completamente errada, mesmo que magoe a quem ela está se dirigindo. Mesmo quando está certa é completamente sem noção, sem tato, sincera ao extremo. Não poupaninguém. Por isso mesmo ela causa várias situações hilárias e é  um dos únicos alívios cômicos da depressiva trama. Shirley brilha, tem luz própria. Notem que ela está sempre sorrindo, de bem com a vida, ao contrário da Helena que só agora faltando menos de um mês para a novela acabar é que reagiu. Já em termos de vilania ela não chega aos pés de grandes vilãs como Nazareth Tedesco, Soraya Montenegro, Paola Bracho, Carminha e até mesmo uma Lívia Marine, que era a quinta integrante de Os trapalhões, mas que era má, muito má.

A única coisa que talvez possa ser considerada grave foi a vez em que, há muitos anos, ela quase deixou a Helena se afogar. No mais, ela é uma mulher muito venenosa, mas nada que a eleve ao posto de vilã que uma novela tanto precisa para se movimentar. Considero a Branca mais perigosa que ela, mas essa é uma vilã local, que só atua em seu núcleo, só atormenta o ex-marido, atormentava, que nem isso anda fazendo mais.

Viviane Pasmanter, que deveria aparecer nas novelas com mais frequência, está ótima no papel e fez de sua Shirley um dos grandes destaques de Em família. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima. 

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.