TV Cultura resgata teleteatro e exibe "Vestido de Noiva"


O teleteatro produzido em 1974, Teatro 2 – Vestido de Noiva, com adaptação e direção de Antunes Filho, é um dos programas eleitos entre as preciosidades da emissora para comemorar seus 45 anos. A atração vai ao ar nesta sexta-feira (27/6), à 0h00, e ganha depoimento do diretor, que fala sobre a importância da dramaturgia da TV Cultura.

Nesse teleteatro, Antunes inaugura uma nova concepção cênica e dramática, implodindo as leis unitárias da estética clássica da televisão, dando um salto de qualidade e criando sua obra-prima. A presença de Nelson Rodrigues se desenvolve em três planos distintos: a realidade do momento, a imaginação onírica e a regressão ao passado como fonte matriz de vida.

Na disputa de duas irmãs pelo mesmo homem, Vestido de Noiva conta a história de Alaíde, que é atropelada por um automóvel. Enquanto é operada, relembra o conflito com sua irmã Lúcia e como conquistou e roubou seu namorado Pedro. Casamento imposto, vingança, intervenção cirúrgica, estado de semi-inconciência, fixações recorrentes e morte permeiam as situações e os personagens, situados na cidade do Rio de Janeiro nos anos 40.

No elenco estão Nathália Timberg, Lilian Lemmertz, Edwin Luisi, Célia Olga, Hilda Hasson, Luiz Carlos de Moraes e Paco Sanchez. A peça, encenada pela primeira vez em 1943 por Ziembinski, marca o surgimento do teatro moderno no Brasil.


Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.