Uma deliciosa crônica chamada "Café com aroma de Mulher"


Café com aroma de mulher é  uma  novela colombiana, produzida pela emissora RCN e exibida originalmente em 1994. No SBT, foi exibida pela primeira vez em 2001. Estrelada pelo brasileiro Guy Ecker e pela atriz Margarida Rosa de Francisco, a novela foi escrita por Fernando Gaitán, autor de vários sucessos, dentre eles Beth, a feia. Hoje ele é vice presidente do Canal RCN.

O autor, em Café com aroma de mulher, trouxe uma verdadeira crônica do cotidiano no mundo do café. Retratando dos colhedores aos altos executivos do mundo cafeeiro. A novela não é arrebatadora, é lenta, mas tudo é tão bem construído, os diálogos são tão bons que encanta acompanha-los. Não há grandes vilões, mortes violentas e perseguições. Os vilões são humanos, porém definidos. Eles atrapalham de fato a vida da Gaivota e do Sebastião, que são o grande acerto da novela, um dos pares românticos com mais química que já vi. Dá gosto torcer por eles e dá gosto torcer pela Gaivota. Gaitán sabe construir heroínas fortes, queridas, ternas e românticas. São mulheres batalhadores que vieram do povo. O povo se enxerga nelas. Gaivota, que é o nosso alvo, de uma simples colhedora de café se torna uma executiva. Alto didata, ela vai estudando e chega lá. Tudo é muito crível. O que move a novela são as Intrigas tanto pessoais quanto empresariais e elas consequentemente vão afetando a vida dos personagens.

O mais interessante em Café com aroma de mulher é que o pano de fundo é riquíssimo. O mundo cafeeiro é retratado minuciosamente. Para quem gosta do assunto é um prato cheio, melhor dizendo, um copo cheio de café com aroma de mulher, mas para quem não está nem aí para o assunto, não tem problemas porque apesar de ser retratado com riqueza de detalhes, ele não deixa seu papel de pano de fundo, ou seja, o mundo cafeeiro, pra quem não liga, serve apenas para direcionar as ações dos personagens. Café com aroma de mulher é uma novela simples, que se tornou um clássico mexicano, apesar de ser colombiana. Explico: é que colocam todas as novelas estrangeiras na cota do México. Está é a terceira e não deve ser a última exibição desse grande sucesso. Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Nossa Gilmar você faz textos ótimos sobre as novelas latinas nunca assisti direito o café com aroma de mulher mas um outro detalhe que ficou marcante foi na exibição brasileira é a música de abertura "Gaivota que voa longe voa tão alto"
    vi algumas partes agora muito legal sim um pouco lenta mas muito legal ele falando da disputa com o café do Brasil e a relação do Sebastião co a psicologa
    Cláudia Taissa

    ResponderExcluir

.