Falta um profissional que entenda realmente de novelas na direção da Globo


O Boni, segundo sua própria biografia, mudava até o título da novela se intuísse que o mesmo não fosse bom. E isso era feito na análise das sinopses. Sinopse pra quem não sabe é como se fosse um resumo da novela que o autor tem que entregar para direção da emissora para que esta avalie e aprove ou não e ou até mesmo peça para que alguns ajustes sejam feitos. A Globo não morreu depois do Boni. Passaram bons profissionais pela direção geral que sabiam fazer isso, ou seja, sabiam o que estavam aprovando. Sabiam que se aquela novela iria atingir o público. Hoje não tem mais.

Senhor Carlos Henrique Schroder, o poderoso chefão atual, e o senhor Manoel Martins, diretor de entretenimento, estão mais preocupados em deixar a Globo moderninha do que em  agradar à massa, o público em geral, que assiste televisão. Estão mais preocupados com os internautas do que com aqueles que assistem televisão. Uma novela tem que fazer sucesso primeiro na televisão, veiculo em que é transmitida. Fazer sucesso na internet é uma consequência quase natural se a novela for bem na tv.  Não há nesses diretores feeling e ouso dizer que na gestão do Carlos Henrique nenhuma novela foi bem. Tivemos aí uma Amor à vida que foi razoável com 36 pontos às 9, uma Sangue Bom com 24 às 7 e uma Flor do Caribe com 21 às 6. As outras tramas marcaram audiências ridículas para os seus horários. Isso prova que ele não sabe avaliar o que vai ao ar e muito menos sabe salvar um produto como o Boni fazia com uma novela quando ela está em maus lençóis.

A Globo tem os melhores profissionais da área de teledramaturgia. De atores a diretores de núcleos, mas sem alguém em um desses dois cargos, direção geral e direção de entretenimento, que entenda realmente de novelas, que saiba aprovar histórias que agradem à maioria, dificilmente haverá uma recuperação e os sucessos virão no susto e não de forma consciente como tem que ser. Muitos vão dizer  que a audiência da tv aberta caiu mesmo. Caiu sim, mas a audiência das novelas da Globo caíram assustadoramente de uns dois anos para cá e se, a emissora aceitar isso passivamente, pode ser o começo do fim porque os gastos com produção são exorbitantes. E se agora está na liderança, aos poucos as concorrentes podem ir encostando. Que os Marinho acordem, há tempo! Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.

* Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários :

  1. Texto mara com sempre concordo
    Só pra deixar um exemplo Boogue Ogui(escrevi errado certeza) quase ninguém sabe que é um ritmo e é muito difícil de falar novela no Brasil pra mim tem que ter título em português ou que sejam palavras estrangeiras bem conhecidas.
    Cláudia Taissa.

    ResponderExcluir

.