Provocações entrevista Jorge Kajuru e Alberto Helena Jr.


No país pentacampeão mundial de futebol, inúmeros são os jornalistas que escrevem a respeito deste esporte. No entanto, são poucos os profissionais que deixam a paixão de lado e expõem suas ideias sem fanatismos. Dois destes, Jorge Kajuru e Alberto Helena Junior, são os entrevistados de Antônio Abujamra no Provocações, que vai ao ar na terça-feira (1/7), à meia-noite, na TV Cultura. 

Durante o programa, Jorge Kajuru fala, entre outros assuntos, sobre os jornalistas e cronistas esportivos. “Eles querem ser mais importantes que a notícia, que o futebol e, às vezes, mais importantes que o gol. Eles se acham, às vezes, deuses”.

Abujamra questiona sobre a relação do cronista com o torcedor e Kajuru comenta: “Eu acho que o torcedor gosta mesmo é de discutir com o cronista. Essa bobagem que muita gente que comenta futebol acha que faz a cabeça do torcedor não existe. Ninguém faz a cabeça de ninguém no futebol”.

Ao ser questionado sobre um comentário que fez sobre o relacionamento de um jogador com uma loira, Kajuru responde: “O jogador se acha a oitava maravilha do mundo e ele tem que entender que uma mulher vai atrás do jogador de futebol com outros interesses na maioria das vezes. O problema é que muito jogador deixa de jogar bola por causa dessas mulheres”.  

No bate-papo com Alberto Helena Jr., Abujamra diz que o entrevistado “é uma das ilhas de inteligência da crônica esportiva brasileira”. Alberto recorre ao dramaturgo Bernard Shaw e rebate: “Uma frase dele que considero lapidar: ‘As aparências não enganam’”.

Após um comentário de Abujamra sobre um jogador que havia dito após a partida que só a vitória interessa, o entrevistado diz: “Hoje vivemos um momento muito grave, tudo se transformou numa questão de competição, a vida se tornou um jogo de futebol, ou pior, um jogo de porrinha... Quem ganha e quem perde”.

O Provocações conta ainda com fragmentos de entrevistas realizadas com o psiquiatra Carlos Byington e o falecido poeta Mario Chamie, opinando sobre o esporte.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.