Clássicos leva ao ar concerto da Osesp com obra inédita de Aylton Escobar


Neste sábado (15/8), às 21h30, Clássicos exibe um concerto introspectivo, regido pelo maestro finlandês Osmo Vänska e com a participação do Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). O programa da TV Cultura vai ao ar às 21h30.

Por uma encomenda partilhada entre a Osesp e a Fundação Calouste Gulbekian, o compositor paulista Aylton Escobar inspirou-se no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, para escrever A Rua dos Douradores - Litania da Desesperança. Escobar explicou como aconteceu o processo de composição: “Com seus quebrados e desconexos pedaços, costurei o texto que, enfim, orientou minha viagem pessoal pelo mundo das opacidades. Encontrei o titulo da peça quase dramática que então compunha — A Rua Dos Douradores — no endereço onde viveu o personagem de Pessoa, certo Bernardo Soares, “aposentado em Lisboa”; o aposto ao titulo — Litania da Desesperança — teria sido um dos vários nomes pensados para o livro.”

Completando o programa, a Osesp apresentou as duas últimas sinfonias escritas pelo finlandês Jean Sibelius. Na Sinfonia n. 6, o compositor já em idade avançada, começa a perceber que não consegue fazer tudo o que quer, e a música transmite certa dose de tristeza pela decadência física. Na última, a Sinfonia n. 7, o compositor adota uma postura mais positiva, ao procurar forças superiores e deixar o plano pessoal em busca do bem para a humanidade.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.