Concertos Matinais apresenta músicas que fazem a festa e emocionam no cinema


O programa Concertos Matinais deste domingo (16/8) traz algumas composições que se tornaram grandes sucessos em comemorações e também no cinema. Vai ao ar ao meio-dia, na TV Cultura.

O maestro Júlio Medaglia apresenta duas músicas que são sempre tocadas em situações festivas, especialmente nas de Natal e de final de ano: um dos duetos mais famosos do repertório operístico – Libiamo ne’lieti calici, da ópera La Traviata (também conhecido como Brindisi), e a Valsa das Flores, do ballet Quebra-Nozes.

O tema principal da Rapsódia sobre um tema de Paganini tornou-se sucesso no cinema quase 50 anos depois de ter sido composta, ao ser incluída no filme romântico dos anos 1980, Em algum lugar no passado.

Nos últimos anos, a música clássica tem apresentado grandes solistas que além do enorme talento, também esbanjam jovialidade e excelente aparência. Neste programa, quatro desses músicos que passaram por São Paulo tiveram suas apresentações gravadas pela TV Cultura: o trompista Stefan Dohr, que ocupa o posto de solista na Filarmônica de Berlim; o pianista Boris Giltburg, a violoncelista argentina radicada na Suíça, Sol Gabetta, e Joshua Bell, violinista americano.

Duas obras grandiosas do século XX completam o repertório desta semana: de Gustav Holst, Os Planetas, com seu terceiro movimento - Júpiter,  e os Choros n. 10 de Villa-Lobos. Músicas cheias de energia e com grande dificuldade de execução e de interpretação.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.