Concertos Matinais traz a primavera de Vivaldi



Um dos maiores sucessos clássicos de todos os tempos é, sem dúvida, a Primavera, o primeiro dos concertos que compõe As Quatro Estações de Antonio Vivaldi. E é ele o destaque do programa Concertos Matinais, que a TV Cultura leva ao ar neste domingo, às 12h.

Nesta semana, além de músicas de compositores consagrados como Beethoven com a Sinfonia n. 6 e a famosa ópera Carmen, de Bizet, o maestro Júlio Medaglia destaca o clássico que deu início à bossa nova – Chega de Saudade – com arranjo e improvisos do pianista japonês Makoto Ozone, cuja especialidade é o jazz.

Ainda no programa, Do amanhecer ao meio-dia no mar, primeiro movimento de uma das principais obras do impressionismo, La Mer, de Claude Debussy, que como Beethoven em sua Sinfonia n. 6 retrata as intempéries da natureza.

Completando a atração, tanto Berlioz quanto Mussorgsky fazem uma descrição sonora de duas cenas muito distintas. Com Berlioz e a sua Sinfonia Fantástica, é retratado o caminho percorrido pelo condenado ao cadafalso e a agonia por ele sentida; em Quadros de uma exposição, Mussorgsky descreve o passeio por uma galeria de arte que aparece diversas vezes funcionando como um interlúdio.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.