Garoto que é sucesso na internet fala sobre preconceito racial no Repórter Eco


O menino Gustavo Gomes Silva dos Santos tem 11 anos e ganhou fama na internet pela sua desenvoltura e consciência sobre preconceito racial e outras questões relevantes como as ambientais. Ele é o personagem de uma emocionante matéria do Repórter Eco, que vai ao ar no próximo domingo (16/8), às 17h30. Gastronomia com produtos da nossa biodiversidade e o observatório de aves do Instituto Butantã são os outros destaques do programa da TV Cultura.


Gustavo, que participou de um vídeo nas redes sociais falando sobre preconceito racial e igualdade de direitos, surpreende pela sua vivacidade e inteligência. Sendo afrodescendente, ele diz: “Eu gosto bastante das histórias africanas, gosto de ouvir, de contar e às vezes até de fazer... Eu acho que mesmo que não apareça uma moral como nas fábulas, tem uma moral ali escondida que você toma para você. Você aprende a ser humilde, aprende a ser forte, aprende a respeitar os outros, assim como a gente deve ser".

A questão ambiental também é preocupação de Gustavo. "Não tem como pensar naquele mundo maravilhoso de 2050, em que os carros vão voar, as pessoas vão andar assim na rua, tudo modernizado, e sem nenhuma árvore”.

O menino que mora na periferia de São Paulo ainda deixa um recado para os jovens.  “Eles acabam se importando muito com a aparência”, diz ao falar que eles (jovens) deveriam pensar em outra direção. “Pensar em o que você está fazendo para as pessoas, o que está deixando de bom no mundo, em que ela está sendo cada fez melhor e ajudando as pessoas".

A gastronomia brasileira ganha destaque nesta edição do Repórter Eco, que entrevista a chef de cozinha Morena Leite, que dá dicas de como preparar receitas que incluem e valorizam os produtos da nossa biodiversidade. Ao viajar para a Amazônia e o pantanal, ela aprendeu a criar pratos nutritivos que unem os sabores da nossa terra com os ingredientes trazidos por imigrantes.

O Instituto Butantan, em São Paulo abriga o primeiro observatório de aves do Brasil. Em um trecho de 60 mil metros quadrados de Mata Atlântica, ou 60 campos de futebol, pesquisadores e observadores encontraram mais de centro e quarenta espécies de pássaros. E programa mostra a beleza e a importância dessa avifauna.

O Repórter Eco é apresentado pela jornalista Márcia Bongiovanni. Integrante do jornalismo da TV Cultura de São Paulo, está no ar há 23 anos. É exibido aos domingos, às 17h30, com reexibição aos sábados, às 8h05.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.