Silvio de Abreu acerta ao mexer na fila das 21 horas



A Globo foi sempre conhecida por sua organização. Há várias novelas na fila para às 18, para às 19 e para às 21 horas e essas filas até já sofreram alterações antes, mas no horário das 21 e em uma novela que viria na sequencia da que está no ar foi a primeira vez. O bom senso venceu a organização.

Não se sabe muito do que se tratava Sagrada Família, título provisório da novela da Maria Adelaide Amaral e do Vincent Villari, mas sabíamos que a novela teria um núcleo sobre políticos. Política é um assunto que vemos com frequência nos telejornais e não são boas as notícias, sendo assim o público poderia estranhar a novela. Eis que o Silvio de Abreu, diretor de teledramaturgia diária da emissora, faz algo inédito e derrubou a novela que substituiria A regra do jogo em março de 2016 e que já estava em pré-produção, com direito até à escalação de vários atores.

Oficialmente, o diretor diz que é apenas um adiamento já que a novela tratará de política e como teremos eleições ano que vem, as leis eleitorais fariam com que alguns temas fossem limados da trama, o que a prejudicaria. Silvio de Abreu relatou que a novela estreará após o período eleitoral. Velho Chico, de Benedito Ruy Barbosa, escrita juntamente com uma filha e um neto, que viria no horário das 18 após Candinho, de Walcyr Carrasco, é a candidata mais forte à vaga. Como disseram leitores do Cena Aberta como: Professor Bruno Matos e Ricardo Ferrarez, Velho Chico, uma trama rural,  seria um respiro estilístico para o horário que há tempos não sai do eixo Rio-São Paulo.

Dado curioso é que Velho Chico foi pensada pelo Benedito para às 21 há algum tempo, foi rejeitada e depois ganhou uma nova chance só que às 18. Agora o universo conspirou e a novela, pelo que tudo indica, será apresentada às 21 horas. O sucesso da rereprise de O rei do gado deve ter ajudado e muito, pois a novela do Benedito Ruy Barbosa conseguia ser forte e terna ao mesmo tempo o que falta nas últimas novelas das 21, que só são fortes. Uma novela rural vai fazer muito bem ao horário.

Silvio de Abreu mostra a que veio ao mudar em cima da hora a fila das novelas das 21 porque teve a sensibilidade de ver que o horário está precisando de uma novela que fuja um pouco do teor de alta tenção apresentado pela novela atual e pela anterior e ao permitir que uma trama de um autor como Benedito Ruy Barbosa que tem um texto primoroso, inteligente, mas popular ao mesmo tempo fosse elevada ao principal horário de novelas da emissora. E como bônus o mesmo Silvio de Abreu recontratou há algumas semanas o experiente autor de novelas Lauro César Muniz.  Fico por aqui, um abraço a todos e até à próxima.

* por Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.