Terceiro lugar não desabona teledramaturgia do SBT



Cúmplices de um resgate é a terceira novela infantil produzida em sequência pelo SBT. Em termos de produção é a melhor das três, mas ao mesmo tempo é a de menor apelo se comparada com as antecessoras que, além das crianças, tinham também um público de saudosistas que viram as versões anteriores e que prestigiaram as novas. Cúmplices também tem esse apelo, mas em menor escala. Além disso, é a menos infantil das três e isso deve ter causado um certo estranhamento em uma parte do público. Na próxima, aconselharia ao SBT para escolher uma trama mais infantil como Carinho de anjo ou até mesmo fazer um Carrossel Teen para aproveitar que os atores da novelinha ainda são conhecidos do público.

Em termos de audiência, Cúmplices de um resgate não é um  mega sucesso, está em terceiro lugar, mas está bem: oscilando entre 9 e 12 pontos. É menos que as anteriores, mas isso não desabona a novela, já que na época de Carrossel e na maior parte de Chiquititas não havia outras novelas no horário como tem agora na Band e na Record. O público infantil permanece fiel, o que oscilou, ao meu ver, é o público adulto que assiste às novelas da emissora, mesmo sendo infantis. Uma parte migrou para as opções adultas, principalmente para a Record. Lembrando que até agosto Os 10 mandamentos marcava entre 14 e 16 pontos, vieram as pragas e até a Globo se abalou, o SBT não escaparia ileso. Antes disso, embora em terceiro, Chiquititas se mantinha entre 11 e 14 pontos. Cúmplices de um resgate estreou no olho do furacão.

Quando acabar Os dez mandamentos é que dará para ter a real dimensão da audiência de Cúmplices de um resgate. Dará para ver se a novela recuperará esses 2 pontos perdidos e juntamente com ele a vice-liderança e/ou se permanecerá como está. Se a audiência não subir, o SBT vai ter que pensar bem na substituta e diminuir o tempo de duração da novela que tem previsão de ter intermináveis 250 capítulos. Aliás, eis um grave defeito que a emissora deve corrigir pois nem as crianças têm mais paciência para novelas tão grandes e enroladas. O mais importante é que a emissora não desista de produzir, pois é melhor termos 3 canais com a mão na massa que somente 2. Um abraço e até a próxima.

* por Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.