Recorde histórico da Record comprova que a Globo não é soberana: o que falta é concorrência



A Record ontem bateu recorde histórico com Os Dez Mandamentos, que chegou a pico de 31 pontos e cravou média de 28 enquanto a Globo tinha sofridos 19 pontos.

Mais uma vez, venceu JN e A Regra do Jogo, posição que já ocupa há quase duas semanas. Se antes a emissora do bispo celebrava 2 minutos na primeira posição, como alguns menosprezavam, agora é de ponta a ponta e com vantagem impressionante.

Isso prova uma coisa: falta concorrência para a Globo. Vejam: a emissora segue caindo, com novelas que dão até menos da metade do que registravam em seus horários de exibição, e ainda assim permanece no topo.

As demais, vivem de momentos. SBT com Carrossel, Record com Mandamentos, Band com MasterChef, etc. Ou seja, de vez em nunca conseguem alguma coisa. São sucessos que não mantém os canais em evidência quando saem do ar.

Ou isso, ou quando apelam. Falta constância, estratégia e pensar a longo prazo. A Record, vindo com segunda temporada de Mandamentos, prova que o canal continua o mesmo e explora um produto até não poder mais.

O SBT é diferente? Não, as novelas duram dois anos...

Ou seja... a Globo não está ameaçada.

Sobre os efeitos, a Record arrebentou. Tirando a parte do fogo, similar aos defeitos especiais do Chapolin, o restante estava ótimo.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 comentários :

  1. E acho que tem uma outra questão: A Record além de explorar seus produtos de sucesso à exaustão (vide Mutantes), ainda tem problemas sérios de planejamento. Essa segunda temporada de Mandamentos é a prova disso. Já que era para explorar até dizer chega, que fizesse antes. Agora vem com umas reprises, que tem uma grande chance de derrubar a audiência. Quando estrear essa segunda fase lá para março, a Record provavelmente vai ter que remar tudo de novo. Enquanto Record agir como Record e o SBT como SBT a Globo não tem com que se preocupar.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas uma cena grandiosa e de tão grande significado a Record deu conta do recado. Sem dúvidas, se essa era a prova dos 9 a Record foi aprovada. É nítido o amadurecimento da Record nessas produções desde as "barbas postiças". Foi muito bom ver a Record massacrar a Globo e por merecimento, não por barulho.
    ODM é um fenômeno que pegou todo mundo de supresa, inclusive a própria Record e criou um problema para a emissora: como lidar com isso agora?
    Sobre a segunda temporada de ODM penso que ela é necessária para dar sentido a continuação com Terra prometida.

    ResponderExcluir
  3. O que todos, incluindo quem escreve esse blog, é que alguns dias na liderança não dá a Record a excelência em programação, basta olhar o resto que é produzido, pouca coisa se salva, tanto que a audiência despencou absolutamente após o fim da novela, o Globo Rural domingo de manhã,dá mais audiência que um dia inteiro da Record, parabéns pra Record que finalmente conseguiu ser uma Globo, pq é isso que ela quer ser a Globo, não acabar com a Globo, inocente quem pensa diferente disso. Ah depois de tanto estardalhaço, esperava bem mais da cena, achei os efeitos pobres, qualquer filme de Hollywood da década de 70 fez coisa bem melhor.

    ResponderExcluir

.