A regra do Jogo: A salvação das nove


A regra do jogo está longe de ser uma novela perfeita. Tem uma trama central que custou a se acertar e tramas paralelas desconexas que só servem para encher linguiça e quebrar o ritmo da principal. O núcleo do Feliciano ainda exibe um pouco de graça, com personagens carismáticos, mas mesmo assim é uma ilha que só agora arrumaram uma pequena ligação com o núcleo da Adizabeba; já o  da Domingas, Oziel, Tina, Rui e cia é totalmente desconexo. Mesmo com todos esses defeitos a novela conseguiu erguer o horário das 9 da lama.

Babilônia foi um despresente que a Globo ganhou de aniversário de 50 anos. A novela arrasou o horário das 9, que fora levantado depois de Em família por Império. Babilônia não enfrentou horário político, final de ano, carnaval e nem horário de verão e mesmo assim não conseguiu marcar sequer uma audiência razoável. Não adiantou mexer, nem nos últimos capítulos a trama reagiu. Indo além, foi o fracasso dela que permitiu o crescimento de Os dez mandamentos e facilitou pra que a novela chegasse ao apogeu e tirar por alguns dias o primeiro lugar da Globo. A regra do jogo além de ter seus próprios problemas ainda estreou num cenário muito ruim, como descrevi acima. Aos poucos o autor foi clareando a novela e hoje se pode dizer que conseguiu torná-la instigante. Dá sempre vontade de assistir ao próximo capitulo devido à sua trama principal.

O fim de Os dez mandamentos ajudou na migração de audiência, mas se a novela não tivesse se corrigido ela não cresceria o tanto que cresceu. Para uma novela que chegou a ficar na casa dos 20, 21 pontos hoje marcar mais de 30 pode-se considerar um feito. Salvou o horário, o tirou da lama que Babilônia jogou. Há dias em que A regra do jogo chega a inimagináveis 33 pontos. A tendência é crescer ainda mais na reta final. Velho Chico pegará o horário em boas condições o que não aconteceu com A regra do jogo que merece aplausos por sua reação. Fico por aqui. Abraços e até a próxima.

* Por Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 comentários :

  1. Ótima novela, tirando a encheção de linguiça. Seria perfeita se só tivesse a trama principal.

    ResponderExcluir

.