Novela é uma fábrica de obstáculos


Em novela nada é reto, tudo faz curva. Um segredo que poderia ser revelado só o é depois de várias tentativas frustradas e, com isso, os capítulos vão passando. Certa vez o autor Manoel Carlos disse em uma entrevista que em uma de suas novelas havia uma personagem, uma dona de casa, que levava uma vida muito feliz junto de sua família e ele resolveu fazer com que ela tivesse câncer. Ou seja, estava feliz demais e isso não rende, tem que ter algo incomodando os personagens.

Acontece muito com os casais. Quando estão bem se fabrica um obstáculo, podem notar. Exemplos não faltam e o mais usado até hoje é a ex inventar uma suposta gravidez. Por falar em casais, o que mais tem são pares trocados. Seria simples se a Maria do Bairro se apaixonasse pelo Vladimir, o irmão do Luiz Fernando, um cara do bem, descomplicado, mas ela se apaixona pelo Luiz Fernando e enfrenta inúmeros problemas. Citei Maria do Bairro porque dificilmente diante da quantidade de vezes que passou duvido que alguém não conheça a história. E como ela há várias novelas em que os casais seriam felizes logo nos primeiros capítulos se amassem outros personagens.

Por fim, se não fossem os obstáculos, os impedimentos, às vezes muito irritantes, não teríamos novelas, só minisséries. Muitas tramas, tirando os obstáculos, poderiam se resolver em poucos capítulos. É por essas e por outras que considero que quem escreve novelas tem que ter o dom de inventar obstáculos. Fico por aqui, abraços e até a próxima.

* por Gilmar Moraes

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.