Os acertos da novela Velho Chico



Velho Chico poderia estar perto dos 35 pontos de audiência se Luiz Fernando Carvalho tivesse optado por uma direção mais tradicional e, nem por isso, menor como em Renascer e O rei do gado, dirigidas pelo próprio. A novela do Benedito é bela, mas densa e uma direção mais contemplativa, mais leve, daria um tom mais ameno e mais palatável à trama. Mas o diretor tem um gênio forte e não sei se abrirá mão do seu atual estilo, mesmo que seja para o bem de Velho Chico, que mesmo não agradando a todos segue com uma audiência um pouco maior que suas duas antecessoras. 

Velho Chico é maior que seus defeitos. Luiz Fernando Carvalho e equipe têm um grande mérito: o elenco. Foi dada oportunidade a muitos atores talentosos e desconhecidos do público que dificilmente apareceriam em uma novela das 9 dirigida por outra pessoa, muitos talentos do nordeste que se não fosse pela ousadia do diretor não teríamos o prazer de ver na tela da Globo em seu principal horário de novelas. Um outro fator que pesa a favor é a belíssima trilha sonora, também pouco obvia, longe dos modismos, contribuindo para o enriquecimento da trama. As músicas e os personagens se entrelaçam de forma magistral. Por fim, o grande trunfo de Velho Chico é o texto. Benedito Ruy Barbosa nos brinda a cada diálogo. A narrativa é lenta, há o discurso ecológico, às vezes demasiado,  mas o belo texto do autor passa por cima desses entraves.


Velho Chico num todo é uma grande obra de arte, só faltou mesmo a direção achar o equilíbrio nessa terceira fase para que a cenografia e os figurinos não tirem a espontaneidade e a verossimilhança do texto. É uma coisa fácil de corrigir, basta o diretor ser menos cabeça dura e aceitar fazer algumas alterações sem precisar de ser radical. Um abraço a todos e até a próxima.

* Por Gilmar Moraes

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4 comentários :

  1. O texto realmente é o ponto alto da novela. Além do elenco em que não há ninguém que destoe. Acho nesse trabalho o LFC está bem mais acessível. Mas de vez em quando dá umas loucuras estranhíssimas, mete o pé na jaca para valer.

    Talvez a Globo não tenha sido mais incisiva nas mudanças porque a audiência podia ser melhor. Mas ainda assim é maior que as duas novelas anteriores com o mesmo número de capítulos exibidos. E além disso tem sido uma audiência constante. Mas espero que nunca mais façam o que fizeram com Babilônia. Viraram a novela de cabeça para baixo e não adiantou nada. Só desagradou o público que estava gostando da novela.

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    1. É certo que a audiência está maior. Mas temos que considerar que Velho Chico pegou o horário bem já que A regra do jogo começou mal, mas terminou com um bom ibope. Já A regra do jogo, que teve seus defeitos, além de enfrentar a melhor fase de Os 10 mandamentos ainda pegou o horário na lama de Babilônia. Isso deve ser levado em conta quando se compara as audiências. Quanto às mudanças, quando necessário, sou a favor. Temos exemplos de novelas que conseguiram se reerguer quando suas histórias foram mudadas. Mas é preciso saber fazer se não realmente a coisa fica pior. Quanto à Velho Chico não vejo necessidades de grandes mudanças. Bastava discretamente a direção ir despoluindo alguns cenários, mudando o visual, a roupa o cabelo de alguns personagens aos poucos que já iria melhorar bastante.

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  2. E sabe o que é mais engraçado? É ler no blog da Keila Jimenez que ontem, uma quarta e dia de futebol na Globo, Dez Mandamentos encostou em Velho Chico e se você lê o post, o que diz é que Dez Mandamentos atingiu 17 pontos e Velho Chico fez 24 pontos, porém de acordo com o Dicionário Houaiss: Encostar=aproximar-se até tocar (Ex: Encostou o rosto (no dele) (p. 751). Sete pontos de diferença realmente não é encostar. Quando os Dez Mandamentos dava 21 e a Regra do Jogo dava 24, isso sim é encostar. Quando os Dez Mandamentos dava 25 e a Regra do Jogo dava 22, daí é ultrapassar.

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    1. Verdade. A imprensa adora jogar com os números.

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