Música de Harry Potter e A Pedra Filosofal tem lugar no Concertos Matinais

Sob o comando do maestro Júlio Medaglia, o programa Concertos Matinais deste domingo (31/7), às 12h, traz um repertório variado, que vai desde obras de Mozart e Beethoven até John Williams.

A edição inicia-se com a apresentação do 4° movimento da 7ª sinfonia de Ludwig van Beethoven com a Orquestra Filarmônica de Câmara Alemã de Bremen. Em seguida, outro belíssimo concerto é o Quinteto para clarineta e cordas, em lá maior, Allegro (1º movimento), de Wolfgang Amadeus Mozart, com a orquestra Berlin Philharmonic Octet.  Dando continuidade ao programa, Medaglia anuncia a Hallé Orchestra de Manchester, que toca Richard Wagner com a 1° parte de Lohengrin, música que reflete a maturidade das ideias desse grande compositor do teatro musicado alemão, estreada em 1850.

Ainda no mesmo bloco, a melodia para cinema é o destaque. Na década de 1970, John Williams, um músico dos estúdios de Hollywood, começou a escrever para grandes orquestras e foi um sucesso, incluindo a composição para um dos maiores filmes de todos os tempos, Harry Potter e A Pedra Filosoal. A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), toca, então, Harry Potter e a Pedra Filosofal, Hedwig's Theme.

Ainda nesta edição, uma apresentação feita no Teatro Cultura Artística, em São Paulo, regida por Krzystof Penderecki, grande compositor contemporâneo, com participação da orquestra de cordas de Vilna (capital da Lituânia), Vilnius Festival Orchestra. No programa, Serenata para cordas, em mi maior, Opus 22 - Menuetto: Allegro con moto. Trio (2º movimento), de Antonín Dvorák.

E, para finalizar, o vencedor do Prelúdio 2006. Rodrigo Monteiro, violinista, retorna da França, local onde aprendeu muita música, e apresenta o 3° movimento do Concerto em sol menor de Max Brunch, Op. 26.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.