‘Partiu, Globo’: uma corrida fascinante pela magia da televisão

Não foi uma manhã de domingo qualquer. Muito menos uma prova de corrida comum. Para os cerca de 2 mil participantes da ‘Partiu, Globo’, foi mágico e inesquecível correr, entre astros da TV, 5 km pelos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. Inédita, a ação reuniu hoje, dia 24 de julho, apaixonados por televisão e corrida de todo Brasil, que esgotaram as vagas disponíveis para o evento em poucas semanas. O resultado foi uma mistura de emoção e encantamento pelas cidades cenográficas, efeitos especiais, figurinos e bastidores de produções que marcaram e ainda marcam a memória afetiva de milhões de brasileiros.

Para cada pelotão, divididos por cores, foram escalados padrinhos e madrinhas que guiaram e motivaram os corredores pelo percurso. Marcelo Serrado, Arthur Aguiar, Ricardo Pereira, José Loretto, Emilio Orciollo Netto, Mouhamed Harfouch, David Júnior, os irmãos Rodrigo e Felipe Simas, Henri Castelli, Priscila Fantin, Isabella Santoni, Sheron Menezes, Anna Lima, Maria Joana, Patrícia Poeta, Márcio Garcia, Alinne Prado, Marcela Monteiro, Renata Capucci, Carol Barcellos, Clayton Conservani, Tande e Emanuel também suaram a camisa para apresentar toda a magia de novelas e programas da Globo.

Logo na chegada, após retirarem seus kits de corrida, os participantes entraram no clima com as trilhas sonoras e músicas de aberturas de novelas, séries, programas jornalísticos e de esportes. A área destinada à concentração de corredores foi mesmo um convite para viver e reviver grandes momentos da televisão. Ônibus adesivados com as logos e cores das novelas ‘Malhação’, ‘Êta Mundo Bom’, ‘Haja Coração’ e ‘Velho Chico’ viraram atrações e locais de muitas fotos, assim como símbolos de programas como ‘The Voice Brasil’ e o simpático robô do ‘BBB'. Próximo ao palco principal, bonecos representando os diverssos personagens de Chico Anísio foram outra parada obrigatória. E o que dizer do espaço especial para fotos com a tocha olímpica? Os corredores não perderam tempo e mostraram que #somostodosolímpicos. Mas quem roubou mesmo a cena foi a personagem Priscila, do programa ‘TV Colosso’, que não correu a ‘Partiu, Globo’, mas ficou em primeiro lugar no número de fotos tiradas durante o dia.

Na concentração, poucos minutos antes da corrida, os grupos receberam instruções técnicas e foram chamados para se posicionarem na largada. Todos os pelotões registraram o momento com uma selfie, tirada pelos padrinhos de cima do palco. Para a atriz Priscila Fantin, a oportunidade de receber e curtir com fãs da Globo em um espaço tão emblemático foi imperdível. “Foi mágico! Eu, por exemplo, ainda não conhecia a cidade de ‘Velho Chico’, que é linda! Foi realmente incrível fazer parte e poder perceber como as pessoas também se impressionaram com o que viram durante o percurso”, afirmou Priscila após completar os 5km da prova.

Iniciada a primeira corrida, a experiência ganhou vida em uma prova cuidadosamente desenhada para surpreender e emocionar. Durante o trajeto , em cada um dos 5km, os corredores encontraram informações sobre as instalações e tudo o que é produzido nos Estúdios Globo, como a movimentação de 40 mil peças por mês no acervo de móveis, a reciclagem de 17 mil toneladas de lixo por ano e o tratamento de 100% dos resíduos na Estação de Água. “É muito interessante correr dentro do seu local de trabalho porque acabamos percebendo e aprendendo coisas que não sabíamos. E passar por essa experiência com o público, envolvido nesse espírito coletivo, foi muito bom”, revelou o ator Ricardo Pereira, que participou ao lado da esposa, Francisca Pinto.

Não só as placas informativas deram aos participantes a dimensão do maior centro de produção da América Latina. Eles também foram surpreendidos com a verdadeira magia da televisão. Logo no início do percurso, uma explosão causou o maior alvoroço na corrida. A surpresa veio do galpão de efeitos especiais, que também providenciou uma chuva cenográfica, em pleno dia de sol, e o capotamento de um carro. “Foi ótimo! Eu me assustei quando passamos pelos efeitos especiais! E foi muito legal correr ao lado das pessoas, fomos tirando fotos durante a corrida. Acompanhar a galera descobrindo os Estúdios Globo fez com que até eu enxergasse tudo isso de uma forma diferente”, contou o ator José Loretto, que finalizou a prova em 25 minutos. Na sequência, ao passarem pela área de cogeração de energia, os corredores descobriram que 41% da energia total utilizada pelos Estúdios Globo é gerada ali dentro mesmo – uma quantidade suficiente para abastecer 15 mil famílias por ano. E, na entrada da casa do ‘Mais Você’, souberam que, a cada ano, a apresentadora Ana Maria prova cerca 200 receitas diferentes.

“Cidades cenográficas. Atualmente, temos 27 cidades em produção”. Quando avistaram a informação na placa, as pessoas entenderam que estavam em uma área especial. Por ali, passaram pelo sertão nordestino de ‘Velho Chico’ e pelas mansões, fazenda e toda a cidade de ‘Êta Mundo Bom’, em 15.000 m² construídos. Deu também para ver tudo o que envolve gravar uma única cena. Na cidade cenográfica de ‘Haja Coração’, figurantes, câmeras e AÇÃO!  Estava ali toda a agitação comum ao dia a dia dos Estúdios Globo, que os torna uma verdadeira fábrica de sonhos.

No caminho de volta, os corredores encontraram mais um número de impressionar: nos 10 estúdios de gravação, são montados 2.000 m² de cenários por dia. No acervo de figurino, além de peças usadas por personagens inesquecíveis, um segredo sobre as roupas que ditam moda também foi revelado: no total, os Estúdios Globo contam com aproximadamente 300 mil peças, com produção no local de 13 mil por ano. Os participantes ainda passaram pelo estúdio de vidro do ‘Vídeo Show’, pelos estúdios de gravação, acervo de móveis e centro de computação e edição gráfica.

Na chegada, o elenco saudou os primeiros colocados de uma corrida que todos ganharam. A medalha pendurada no peito e o sorriso estampado no rosto refletiram, muito mais do que a sensação de dever cumprido, a alegria de descobrir o mundo encantado da televisão. "Estou feliz por ter sido um dos anfitriões dos nossos espectadores. A 'Partiu, Globo' foi uma ótima oportunidade para eles saberem como é o nosso trabalho e, ao mesmo tempo, incentivar a prática de esportes. Ver como a galera reagiu durante o percurso foi muito bacana. Trazer o público para mais perto nos motiva”, definiu o ator David Júnior.

Pensada para aproximar ainda mais a Globo de quem sempre a acompanhou, a ‘Partiu, Globo’ permitiu que as pessoas sentissem e vivessem a realidade por trás das histórias que emocionam e entretém milhões de pessoas todos os dias, no Brasil e no mundo.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.