Resumo de Velho Chico: Missa do Vaqueiro homenageia Belmiro dos Anjos

Em homenagem a Belmiro dos Anjos (Chico Diaz), será realizada a Missa do Vaqueiro na cidade de Grotas. O evento que faz parte da cultura brasileira foi criado para homenagear o vaqueiro Raimundo Jacó, que foi assassinado. Ele era primo de Luiz Gonzaga. Gonzagão, junto com a paróquia, criou a missa que virou tradição em estados do Nordeste, onde acontecem as vaquejadas. Cerca de 600 vaqueiros participam da celebração nas regiões em que ela acontece. Na trama, Belmiro também foi assassinado e, por isso, a homenagem. “Procuramos fazer a missa como ela foi criada por Gonzagão. Vamos fazer uma homenagem ao nosso Raimundo Jacó, que é o nosso Belmiro dos Anjos, símbolo de honra e sobrevivência do sertão”, diz Myriam Mendes, produtora de arte da novela. Na cena, Padre Benício (Carlos Vereza) vai celebrar a missa contra a vontade do coronel Afrânio (Antonio Fagundes), que mesmo assim estará presente à homenagem ao lado de Encarnação (Selma Egrei), Iolanda (Christiane Torloni) e Carlos Eduardo (Marcelo Serrado).

Luzia (Lucy Alves) tenta impedir que Santo (Domingos Montagner) participe do evento na praça da cidade, mas ele não perderá a oportunidade de prestar homenagem ao falecido pai. Durante a celebração, chega montado a cavalo com o gibão do pai nas mãos e o entrega, emocionado, nas mãos do padre. “Que o sangue de Belmiro dos Anjos, que um dia manchou esta terra injustamente, fique guardado junto com seu sorriso e seu exemplo na lembrança de cada um de nós!”. Todos ficam surpresos com a chegada do sertanejo. No mesmo dia, Tereza (Camila Pitanga) e Miguel (Gabriel Leone) se encontram e fazem as pazes. O filho se declara. “Não vou aprender a viver sem você, nunca... Parece que você é a fraqueza de todos os homens de nossa família!”.

Para a gravação, que contou com grande parte do elenco, foram produzidos pela equipe de produção de arte e artes plásticas da novela um altar de três metros, a escultura da cabeça do Raimundo Jacó no ofertório, um estandarte com a pintura de Belmiro e estandartes com bandeiras dos estados da região Nordeste. Além disso, o figurino de 15 cavaleiros que formam um arco com os estandartes em cena contaram com 25 acessórios entre gibão, calça, peitoral, chapéu e luvas. No altar, no local das flores, foram colocados a cabeça de frade e o mandacaru, a representação da sobrevivência do sertanejo.

As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de hoje à noite, dia 25. ‘Velho Chico’ é uma novela de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, com direção artística de Luiz Fernando Carvalho.


Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.