Dercy Gonçalves é homenageada no Persona Em Foco


Na próxima terça-feira (23/8), o Persona em Foco homenageia Dercy Gonçalves, uma das maiores expoentes do teatro de improviso no Brasil, falecida em 2008, aos 101 anos. Com apresentação de Atílio Bari, a edição inédita vai ao ar a partir das 23h30, na TV Cultura.

Celebrada por suas entrevistas irreverentes, bom humor e emprego constante de palavras de baixo calão, Dercy Gonçalves foi uma atriz, humorista e cantora brasileira, notória por suas participações na produção cinematográfica das décadas de 1950 e 1960. Durante mais de 80 anos, divertiu plateias de todo o país – inclusive do exterior. Rainha da comédia popular, do escracho e do improviso, ela foi estrela de inúmeras revistas musicais, produtora e presença marcante na televisão brasileira.

Durante o programa, por meio de depoimentos do rico acervo da TV Cultura, ela relembra sua história, que teve início em Santa Maria Madalena (Rio de Janeiro). A atriz recorda o preconceito sofrido durante sua chegada ao mundo artístico, sobretudo devido à sua descendência negra. Além disso, também nomeia suas maiores inspirações: Theda Bara e Pola Negri. ‘‘Eu tinha vontade de fazer aquilo que elas faziam no cinema, ser artista. Papai não deixava, mas eu disse: eu é que quero’’, enfatizou.

Atuando pelas cidades do interior, Dercy Gonçalves foi aos poucos construindo seu estilo de trabalho e conquistando as plateias dos circos e teatros por onde passava. Era natural que com a sua persistência e popularidade, acabasse por chegar à Praça Tiradentes, no Rio de Janeiro, reduto do teatro Musicado Brasileiro nos anos de 1930. A atriz também reforça o talento e imagem de Walter Pinto durante esse período, e comenta outros inúmeros trabalhos que realizou na televisão.


O programa conta com depoimentos de grandes figuras, como o crítico teatral Sábato Magaldi, o diretor de televisão José Bonifácio de Oliveira (Boni), o apresentador Fausto Silva, o ator e diretor Homero Kossac e os atores Marco Nanini, Norma Blum e Fúlvio Stefanini.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.