Programação da TV Cultura - 15 a 21 de agosto



SEGUNDA, DIA 15, ÀS 20H – MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN – Passa a ser exibida na TV Cultura, de segunda a sábado, a série Melhores Contos de Grimm e Andersen. Neste primeiro episódio, que entra em novo horário, vai ao ar o conto Rei Barba de Melro, que mostra a história da orgulhosa princesa Isabella, que recusa todos os seus pretendentes. Seu pai, o rei, perde a paciência e promete casá-la com o próximo mendigo que bater em sua porta. Sorte de Isabella que o mendigo é na verdade o príncipe Richard disfarçado, que quer ensinar a sua noiva cabeça-dura uma lição de humildade. Classificação indicativa: Livre.


AO VIVO - SEGUNDA, DIA 15, ÀS 22H – RODA VIVA – O Roda Viva entrevista nesta segunda-feira (15), ao vivo, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), relator da Comissão Especial do Impeachment. Ele falará sobre o processo contra a presidente Dilma Rousseff no Senado e outros assuntos referentes ao momento político atual. Classificação indicativa: Livre.


TERÇA, DIA 16, ÀS 20H – MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN – A MESA DOS DESEJOS – Quando Max sai pelo mundo para provar seu valor à adorável Lotte, ele realmente consegue ficar rico. Mas no caminho de casa, ele e seus irmãos são roubados. Max, mais uma vez, terá que mostrar sua competência e conquistar o amor de sua vida. Mas o tempo está se esgotando, pois Lotte já foi prometida a outro. Classificação indicativa: Livre.


INÉDITO - TERÇA, DIA 16, ÀS 22H – HOUSE OF CARDS – CORTE FINAL – No segundo episódio da terceira temporada, Urquhart nomeia Claire como sua secretária parlamentar particular. No entanto, ela tem um envolvimento amoroso com Makepeace, um dos membros do parlamento e seu principal adversário. Classificação indicativa: 16 anos.



INÉDITO - TERÇA, DIA 16, ÀS 23H30 – PERSONA EM FOCO – O Persona em Foco presta homenagem à atriz e escritora brasileira, pioneira da televisão no Brasil Vida Alves. Na entrevista, aos 88 anos de vida, ela comenta e traz mais detalhes sobre os trabalhos realizados na carreira e sua trajetória no teatro e na televisão. Classificação indicativa: Livre.



QUARTA, DIA 17, ÀS 20H – MELHORES CONTOS DE GRIM E ANDERSEN – IRMÃO E IRMÃ – Com uma nova madrasta em cena, após o falecimento de sua mãe, Irmão e Irmã sofrem demais e se veem obrigados a fugir. A nova mulher do pai é o protótipo da madrasta malvada: não é em nada humilde e gentil como finge ser. Mal ganhou o coração e os bens de seu novo marido, e sua verdadeira face aparece. Além de tudo isso, eles descobrem que ela envenena o pai, mas seus problemas estão apenas começando. Classificação indicativa: Livre.



QUARTA, DIA 17, ÀS 22H – DOWNTON ABBEY – No terceiro episódio da temporada, Downton é virada ao avesso com a chegada dos oficiais feridos. Branson pretende fazer do dia de visita do General Strutt em um que ninguém esquecerá. O retorno de William resulta em uma constrangedora surpresa para Daisy. Classificação indicativa: 12 anos.


INÉDITO – QUARTA, DIA 17, ÀS 23H30 – CULTURA LIVRE – Esta edição do programa, comandado por Roberta Martinelli, recebe a banda de Manaus Alaídenegão. Na atração, o grupo toca algumas de suas músicas mais conhecidas, traz detalhes sobre sua carreira, além de responder perguntas da audiência. Classificação indicativa: Livre.


INÉDITO – QUARTA, DIA 17, À 00H – INSPIRA.MOV BRASIL – Ideias e comportamentos inspiradores são a matéria-prima da série inédita Inspira.mov Brasil. Esta edição traz um pouco mais sobre a vida e trajetória de Eduardo Srur, artista plástico que se destaca por intervenções urbanas utilizando o espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles. Com o bom humor que permeia suas obras, Eduardo indica neste programa as fontes de inspiração para sua arte. Classificação indicativa: Livre.


QUINTA, DIA 18, ÀS 20H – MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN – MÃE HULDA – Era uma vez, uma mãe que tinha duas filhas: Marie, obediente e atenciosa, ela ajuda sua mãe nas tarefas de casa; e Louise, que prefere sombra e água fresca. Um dia, Marie cai em um poço e acorda no mundo de ‘Mãe-Hulda’, uma verdadeira terra dos sonhos. Louise, que está com ciúmes, salta para dentro do poço por conta própria. Agora ambas disputam a atenção de Mãe Hulda, mas, se ela premiará o esforço ou a preguiça, é uma dúvidas que Marie e Louise não sabem responder. Classificação indicativa: Livre.


SEXTA, DIA 19, ÀS 20H – MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN – ALFAIATE VALENTE – A história é um conto de David contra Golias sobre um jovem excepcional que segue seus instintos para encarar o mundo, em busca de uma vida melhor e mais emocionante. Em suas viagens, enfrenta todos os tipos de tarefas difíceis, que ele domina com criatividade, inteligência e coragem. Por fim, ele ainda ganha o coração e as mãos de uma bela princesa. Um conto de fadas em louvor do otimismo, desenvoltura e flexibilidade. Classificação indicativa: Livre.


INÉDITO – SEXTA, DIA 19, ÀS 22H – TERRA PROMETIDA – A ROTA DOS RATOS – No quinto episódio da série, a história se concentra na década de 30, enquanto o Partido Nazista se fortalecia Europa afora. Em 1938, como membro da SS, Gustav Fraz Wagner participa dos primeiros ataques significativos às comunidades judaicas, episódio conhecido como “Noite dos Cristais”. Em 1940, com quase 30 anos, já é um oficial nazista destacado. Dois anos depois, é nomeado subcomandante do campo de extermínio de Sobibor, na Polônia. Em Abril de 1950, a “Besta de Sobibor” consegue fugir para o Brasil com o apoio da Igreja Católica. Apesar de ser condenado à morte pela Justiça Internacional, o líder nazista vive impune por quase 30 anos em um sítio no interior de São Paulo, ocultando seu passado sob o pseudônimo de Günther Mendel. Só em 1978 é descoberto, acusado de participar de festas em homenagem a Hitler e cometer crimes contra judeus. Classificação indicativa: 14 anos.



INÉDITO – SEXTA, DIA 19, ÀS 22H30 – VITÓRIAS ALÉM DO PÓDIO – DOIS MÉDICOS E UM SONHO DE LIBERDADE – Neste programa são apresentadas as trajetórias de Daniel Xavier, que pratica tiro com arco, e Renê Pereira, no remo paraolímpico. As histórias desses dois atletas se contrapõem. Daniel está acostumado a locomover-se sozinho desde cedo e praticar o tiro. Renê deixou de ter essa possibilidade subitamente, mas ganhou o remo para levá-lo a um destino certo: atravessar a prova e chegar com o melhor tempo possível. Duas narrativas que lembram que o direito de ir e vir nunca é perdido, seja qual for a condição. Classificação indicativa: Livre.



INÉDITO – SEXTA, DIA 19, ÀS 23H30 – ORDEM DO DIA – ELEIÇÕES MUNICIPAIS – O programa mostra as mudanças que começam a valer a partir deste ano, como o fim do financiamento empresarial e a diminuição do tempo de campanha no rádio e na TV. Além disso, a atração também aborda a Lei da Ficha Limpa, em uma entrevista com o dr. Tito Costa, ex-prefeito de São Bernardo e patrono da Comissão de Direito Eleitoral. Já para a dica cultural é recomendado o Centro de Memória Dorina Nowill. Classificação indicativa: 14 anos.


SÁBADO, DIA 20, ÀS 15H30 – MELHORES CONTOS DE GRIMM E ANDERSEN –– A PEQUENA SEREIA – Esta é a história de uma selvagem, brincalhona e pequena sereia chamada Ondina. Um belo dia, ela salva um príncipe da morte certa e, logo, se apaixona perdidamente por ele e seu mundo fora da água. Para ficar com ele, porém, ela deve desistir de sua antiga vida no fundo do mar e abandonar seu pai e irmãs. Ondina está decidida a arriscar tudo por amor e resolve seguir o seu grande desejo de descobrir o mundo ao ar livre. Classificação indicativa: Livre.


INÉDITO – SÁBADO, DIA 20, ÀS 16H30 – MATINÊ CULTURA – A faixa exibe Os Thornberrys que conta a história de Nigel, que será nomeado cavaleiro pela rainha da Inglaterra, mas, primeiro, ele e sua família devem visitar seus pais na Escócia. Enquanto Debbie aprecia os confortos de uma casa e está fazendo compras patrocinadas por sua avó, Eliza tenta fazer amizade com um par de desconfiadas águias douradas. Nigel, então, recebe um convite para assumir uma cátedra na Universidade de Oxford. Debbie está entusiasmada pelo fato de finalmente ficarem fixos em uma cidade, mas Eliza está profundamente infeliz, e Nigel se vê obrigado a tomar uma grande decisão. Também vai ao ar o Especial Rocket Power: O Grande Dia. A abertura da Zona Gravidade Zero está chegando e o casamento de Ray e Noelani é marcado para o mesmo dia. Quando os irmãos tentam sabotar a cerimônia, Noelani descobre e cancela tudo. Classificação indicativa: Livre.



INÉDITO – SÁBADO, DIA 20, ÀS 19H – MANOS E MINAS – KAROL DE SOUZA – Comandado por Roberta Estrela D’Alva, o Manos e Minas recebe a MC curitibana Karol de Souza, que já cantou com Flora Matos e vem apresentar a sua mais nova mixtape no programa. Na atração, ela comenta sobre o ritmo frenético de produção de músicas na internet, como descobriu e se relacionou com o rap, e quais as perspectivas femininas da mulher dentro desta vertente artística. Ao longo da edição, ela canta Pro Que Eu Maizamo, Tiro, Porrada e Bomba, Quem é Que Tem o Poder, Me Deixa Viver, entre outras. Classificação indicativa: Livre.


SÁBADO, DIA 20, ÀS 23H – IMAGEM DO SOM – O programa exibe DVDs de artistas da música popular brasileira na íntegra. Esta edição apresenta o álbum DVD Noites do Norte, que reúne sucessos da carreira do cantor e compositor Caetano Veloso. Nele está registrada a performance do artista em um show gravado no Rio de Janeiro, que conta com a participação especial de Lulu Santos. Classificação indicativa: Livre.


SÁBADO, DIA 20, À 00H – CINE BRASIL – A faixa exibe o filme O Canto do Mar. Raimundo, filho de família nordestina, sonha em morar no sul. Seu pai tem problemas mentais e sua mãe insiste em interná-lo. O irmão caçula fica doente e morre. Revoltado com a situação, Raimundo combina com a namorada de fugir para o sul e, para isso, rouba dinheiro e compra as passagens. No entanto, na véspera da viagem, ela foge com outro.
Ficha Técnica
Gênero: Drama
Produção: Kino Filmes
Ano: 1959
Direção: Alberto Cavalcanti
Duração: 87 minutos
Origem: Brasil
Classificação indicativa: 10 anos.


INÉDITO - DOMINGO, DIA 21, ÀS 11H – SAMBA NA GAMBOA – Nessa semana, o Samba na Gamboa vai descobrir o que o samba mineiro tem, com a dupla Dois do Samba e Vander Lee. No repertório do batuque que vem das Gerais estão presentes canções como Lado Bamba, Samba Morena e Ai que Saudades da Amélia. Classificação indicativa: Livre.



INÉDITO - DOMINGO, DIA 21, ÀS 18H – PLANETA TERRA – O programa apresenta material inédito do comportamento dos hipopótamos que residem na savana Uganda, na África, em um local conhecido como Paraíso dos Hipopótamos. Dentre os momentos memoráveis da edição, são estudadas as fêmeas que passam sete anos cuidando de seus filhotes, o hipopótamo de quatro toneladas que salta tão graciosamente quanto um golfinho e uma espetacular cena de confronto com um elefante. Classificação indicativa: Livre.



INÉDITO - DOMINGO, DIA 21, ÀS 22H – CAFÉ FILOSÓFICO – O Café Filosófico exibe palestra sobre o livro Dom Quixote. Segundo a professora da USP Janice Theodoro, a obra é uma aula sobre como a realidade se transforma em sonho e o sonho, em realidade. Por meio dele há uma defesa do homem justo e da consciência de cada um para o bem comum. A loucura de Dom Quixote, segundo a palestrante, é a loucura do homem que vê. Se na sociedade do século XVI e XVII existia espaço para sonhar com um mundo melhor, em parte devido à influência da moral cristã, hoje precisamos dos bens materiais para nos classificar. Ainda de acordo com Janice, Dom Quixote ensina, sobretudo, a ver o mundo com outros olhos. Classificação indicativa: 12 anos.


INÉDITO - DOMINGO, DIA 21, ÀS 23h – CAMAROTE 21 – O Camarote 21 apresenta como destaques as projeções interativas de luz em óperas e clipes de música; o grupo de dança Gauthier Dance, que está em cartaz com o espetáculo Nijinksi; o mistério da “Tela Escondida” do pintor francês Edgar Degas; um manual compacto para quem pretende visitar os museus da Alemanha; o hotel Forte Spitbank, uma antiga fortaleza naval na Inglaterra que foi transformada em hotel de luxo; e as acrobacias radicais do slackliner Romeno, que é de grande sucesso no youtube. Classificação indicativa: Livre.


INÉDITO - DOMINGO, DIA 21, ÀS 23h30 – FUTURANDO – Esta edição destaca uma célula solar orgânica que pode revolucionar o setor de energia; as mudanças na rotina de comunidades no Mali, devido à energia solar; as vantagens dos prédios passivos; o uso de robôs nas escolas; e uma pesquisa que estuda a interação entre crianças de diferenças culturas. Classificação indicativa: Livre.


DOMINGO, DIA 21, À 00h – CINE CULTURA – A faixa exibe o filme Tio Vanya. Serebryakov, um professor aposentado, visita sua propriedade no campo com sua linda e muito mais jovem esposa Yeléna. Vanya, irmão da primeira esposa do professor, quem gerencia a fazenda, e o médico local, dr. Astrov, caem no feitiço de Yeléna enquanto contemplam o eterno tédio de suas vidas provincianas. Sofya, filha do professor com sua primeira esposa, ajuda na administração da fazenda com seu tio Vanya, mas sofre com a falta de alto-estima, misturada com seu amor secreto pelo dr. Astrov. Os confrontos começam a acontecer quando o professor demonstra suas intenções de vender a fazenda, o único lar de Sofya e seu tio Vanya.
Ficha Técnica
Diretor: Gregory Mosher
Elenco: David Warner, Ian Holm, Mary Elizabeth Mastrantonio, Ian Bannen, Rebecca Pidgeon, Rachel Kempson, Sandra Voe
Título Original: Uncle Vanya
Gênero: Drama
Produtora: BBC/WNET
Ano: 1991
Classificação indicativa: Livre.

Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.