Trilha de Jurassic Park e concerto para gaita animam o próximo Concertos Matinais


Neste domingo (21/8), ao meio-dia,  o maestro Júlio Medaglia apresenta o melhor da música clássica em gravações exclusivas da TV Cultura. O programa Concertos Matinais começa com um concerto para gaita e orquestra de Heitor Villa-Lobos com o gaitista José Stanek.

A seguir, vem uma obra romântica de um dos maiores compositores do século 19: Robert Schumann. A interpretação é de Pablo Rossi, promissor pianista da nova geração brasileira. E do século 18 o maestro escolheu a obra de Georg F. Haendell, com a ária de uma de suas óperas mais famosas, Ariodante.

O segundo bloco da atração traz Johannes Brahms com a Abertura Festival Acadêmico, composta quando recebeu o título de Doktor da Universidade de Breslau, importante cidade universitária alemã na época.

Chegando aos dias atuais está o violoncelista Isaac Andrade, vencedor do Prelúdio 2013, concurso da TV Cultura. Ele toca uma rapsódia sobre temas húngaros, peça que lhe rendeu o prêmio.
O terceiro bloco começa no século 20 com Dimitri Shostakovich e um trecho de um concerto para violino, executado pelo violinista paulista Luis Filip, que hoje é 1º violino da Filarmônica de Berlim. E ainda um octeto da Filarmônica de Berlim encanta o público com a obra Divertimento, de Mozart.

A trilha sonora do filme Jurassic Park, de autoria do compositor norte-americano John Williams, encerra o programa, lembrando que ele é responsável pela volta ao cinema atual das grandes músicas, escritas para grandes orquestras. São dele também composições como Superman, E.T. e Contatos Imediatos.



Compartilhe no Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário

.