Sol Nascente e a inutilidade das novelas grandes

By | 2 comentários


Sol Nascente é a prova cabal de que novela deveria durar de 3 a 4 meses, estourando 5, quando a trama fosse muito boa.

Sol Nascente ficará quase 6 meses no ar e pela história que apresentou poderia ter ficado 3. De começo lerdo a novela custou a dizer a que veio e quando mostrou há cerca de 1 mês a audiência aumentou. Prova de que estava faltando mesmo é contar uma história, já que havia muita enrolação. Levou tempos para os autores mostrarem ao público quem era quem e para aonde a trama iria seguir. Quando fizeram isso a novela deslanchou e a audiência correspondeu. Mas não é só Sol Nascente que sofre desse mal. A coisa anda feia pros lados de A lei do amor que se repete. Só vou citar 1 caso: Helô escondeu de Pedro que tinha 1 filha dele, agora apareceu outra filha escondida e pra completar a repetição a mesma Helo vai esconder do mesmo Pedro que está gravida porque o flagrou com outra mulher em uma cena que remete ao que aconteceu nos primeiros capítulos da novela.

Resumindo: Muitas novelas se sustentam por meses a fio sem ter uma boa história para retratar. Não fica restrito à Globo. Na Record e principalmente com as infantis do SBT a enrolação come solta. Sabemos que as produções são grandes por questões financeiras, mas sendo assim deveriam colocar no ar projetos que se sustentassem artisticamente com equipes capazes de escreverem tramas interessantes mesmo sendo grandes. Mas como na maioria das vezes os autores não conseguem manter as novelas interessantes o ideal seria que todas novelas fossem menores. Há novelas que teriam tudo para serem ótimas se tivessem um tamanho reduzido. Muitas se perdem no meio do caminho com artifícios pobres para esticamento: como entrada de personagens do nada para separar um casal que está em harmônia, dentre outros. 

Fica a torcida para que chegue um dia em que o tamanho de uma novela seja determinado pelo tamanho da história que os autores têm para contar e não pelas necessidades financeiras e ou pela audiência que a novela está obtendo. No caso audiência alta. Quando não se está indo bem sou a favor de diminuir uma trama, mas sou contra aumentar, sem critério, quando a audiência está alta. Um abraço a todos e até a próxima.
* por Gilmar Moraes
Postagem mais recente

2 comentários:

  1. Sol Nascente vai fechar com 176 capítulos. Deveria ter tido 100, 120 no máximo.

    ResponderExcluir
  2. Sim. Para mim 100 seria o ideal pelo que a novela apresentou. E aproveito pra me corrigir: NA VERDADE SOL NASCENTE FICARÁ É QUASE SETE MESES NO AR E NÃO QUASE SEIS COMO DISSE NO TEXTO.

    ResponderExcluir