A força do querer ressuscitou o horário das 21 horas

By | Comente
Audiência boa como está marcando A força do querer não se via desde Amor à vida. Império pra não ser injusto foi bem, já que recuperou a audiência perdida de Em família e ainda aumentou a audiência do horário. Sendo assim depois de Império é que as coisas ficaram feias e só agora com A força do querer é que a emissora está conseguindo colocar o horário nos trilhos.

Fato é que A força do querer é uma novela boa de se ver. Há drama, mas há humor na medida e com uma qualidade: os personagens que se destinam a ser cômicos são mesmo engraçados. Coisa rara em se tratando de novela das 21. Quem não se lembra da tristeza que era o núcleo cômico de A regra do jogo? Voltando à novela da Glória, A força de um querer até para tratar de temas espinhosos como a transexualidade, o preconceito contra os travestis e o vício em jogo o faz de uma forma leve. Nos dois primeiros assuntos a autora vai explicando os personagens ao poucos, ganhando simpatia do público. Não os impõe, querendo estapear a cara da sociedade como fez Gilberto Braga e cia em Babilônia. No caso do jogo, traz uma personagem humana, engraçada, mas real, crível, interpretada brilhantemente pela Lilia Cabral o que faz o assunto relevante ser discutido, mas sem ser maçante. Outra qualidade da novela é que  a Glória, que sempre foi uma ótima autora, corrigiu alguns erros cometidos em Salve Jorge. Salve Jorge esta que defendi aqui no Cena Aberta. A novela tinha uma trama central muito relevante, o tráfico de pessoas, tema muito pouco explorado. Foi muito bem colocado e interessante de acompanhar. O que fazia a novela não ir tão bem era principalmente o número excessivo de núcleos e de personagens. Era tão exagerado que a autora esqueceu de escrever para personagens como o do ator André Gonçalves, que simplesmente sumiu da novela sem explicação. Em A força do querer ela se corrigiu. Os personagens e os núcleos existem porque há função para eles. Não há personagens sobrando na novela. Enxugar o elenco foi um grande acerto, dentre outros.

Mesmo com aquela abertura tão feia quanto era a de A lei do amor, as coincidências entre as duas novelas param por aí, pois, A força do querer em alguns dias está chegando aos 34, 35 pontos, marca que se pensava ser quase improvável uma novela das 21 atingir novamente. Salve Glória. A emissora já estava feliz em passar dos 30 pontos. Com a audiência de A força do querer devem estar felicíssimos por lá porque os 4 horários diários tradicionais estão muito bem. Excluo Os dias eram assim da lista porque é exibida de forma irregular quanto ao horário e não chamam mais de novela.  Fico por aqui, um abraço a todos e até a próxima.
* por Gilmar Moraes
Postagem mais recente

0 comentários: