Novo Mundo é uma novela de grandes qualidades e de sorte

By | 2 comentários
Novo Mundo está indo muito bem de audiência. Levantou o horário não só neste quesito, mas também por ser superior à Sol Nascente. Sua antecessora era bem realizada, um produto bem embalado, mas em termos de conteúdo a trama praiana só foi boa mesmo em seus dois últimos meses.

Novo Mundo além de ser plasticamente bonita: fotografia, figurinos, cenários deslumbrantes, é também uma novela muito bem escrita. O texto é bom, os personagens idem e são cativantes. Muitos conquistaram o público. O elenco está afinado, dá gosto. Além de tudo isso, Novo Mundo contou com a sorte. Quando o pano de fundo interfere muito na novela esta não costuma ir bem. Até escrevi sobre isso antes da novela ir ao ar. Sobre o fato de Novo Mundo não ir bem de audiência assim como Lado a Lado porque a parte histórica nela seria muito forte. Só que em Lado a Lado realmente precisava entender um pouco de história para compreender o porquê determinados personagens agiam de certa forma. E isso acabou afugentando parte do público dessa que foi uma obra prima, uma linda novela. Em Novo Mundo o pano de fundo interfere totalmente na história, mas aí entra a sorte: a parte histórica da novela e a ficção se casaram de uma forma que quem não sabe nem quem é Dom Pedro, Leopoldina, Domitila, Chalaça e outros personagens reais da nossa história, acham que tudo é ficção e acompanham a novela sem maiores problemas para entendê-la.

O que acontece com Novo Mundo é mesmo um golpe de sorte porque na maioria das vezes quando a época retratada, o pano de fundo usado é muito presente as tramas costumam derrapar. As novelas de época que costumam se sair melhor são as como do Walcyr Carrasco que usam a época em que passam mais para dar um charme à produção, nelas o pano de fundo não interfere muito. Mas é bom ter acontecido isso com Novo Mundo porque seria triste ver uma obra tão bem feita fracassando em termos de audiência. Um abraço a todos e até a próxima.

*por Gilmar Moraes
   
Postagem mais recente

2 comentários:

  1. Dificilmente uma novela que tenha uma boa história bem contada e interessante não vai bem. Lado a Lado era chata. Sol Nascente, idem. Babilônia foi fracasso não pelo beijo lésbico e sim por ser uma novela chata, ruim, desinteressante. A Lei do Amor a mesma coisa.
    Outra coisa que tem me incomodado, Gloria Perez bradando que novela tem que ser novela e blablabla. A Força do Querer faz sucesso pq é boa, não é pq eles acham que estão fazendo algo tradicional. Afinal, Babilônia e A Lei do Amor foram vendidas como 'novelões assumidos' e deu no que deu.. Novelas não fracassam por ter uma linguagem ousada ou mais parecida com séries, fracassam na grande maioria das vezes por serem ruins.

    ResponderExcluir